Confira números, destaques curiosidades e os favoritos da 14ª OLESC, que começa sábado em Criciúma

Começa neste sábado (20), em Criciúma, a 14ª edição dos Jogos da Juventude Catarinense, a Olesc. Serão mais de 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos em busca de 26 troféus de 14 modalidades até o próximo dia 27. A disputa pelo título-geral promete ser a mais equilibrada dos últimos anos, com pelo menos cinco postulantes. A cerimônia de abertura está marcada para 19h30 no ginásio municipal Irmão Valmir Orsi.

Serão 94 municípios participantes, um recorde em todas as etapas estaduais de competições organizadas em Santa Catarina até hoje. Entre todos eles, três surgem como maiores candidatos ao título: Blumenau, Criciúma e Joinville. O cenário remete a outras disputas no Estado, como os Joguinhos e os Jogos Abertos, por exemplo, mas aqui o retrospecto é diferente.

Sede da Olesc pela quarta vez (as outras foram na primeira edição, em 2001, em 2008 e 2012), Criciúma tem o objetivo de conquistar em casa o seu segundo título-geral na competição (o primeiro e único da cidade em eventos da Fesporte até hoje foi em 2011, em Chapecó). Para isso, investiu pesado e levará a campo uma delegação de 300 atletas em 23 das 26 modalidades. “A experiência adquirida pela nossa equipe em organização de eventos nos forneceu credibilidade no meio esportivo catarinense. Dentro do ambiente de competição, queremos confirmar o destaque alcançado pelas equipes nas últimas competições e desta vez buscar o título-geral”, afirma o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Renato Valvassori.

Maior campeã da Olesc, com seis conquistas, Joinville quer transpor para cá o retrospecto dos Joguinhos, competição de base na qual também domina e é a atual tricampeã. Isso porque a maior cidade do Estado não vence a Olesc desde 2010, em Tubarão, e ficou com o vice-campeonato nas últimas três edições. “Temos pecado em detalhes que neste ano trabalhamos para que não ocorram e possamos levantar o caneco. Joinville tem um trabalho reconhecido nas categorias de base e voltar a vencer a Olesc é, sim, um objetivo, disse o presidente da Felej, Fernando Krelling, que levará ao Sul uma delegação de 280 atletas que brigará por 21 troféus.

Atual bicampeã da Olesc, Blumenau vai em busca do quarto título e, para isso, também aposta nas pratas da casa (maioria absoluta entre os 300 atletas nas 23 disputas). “A cidade tradicionalmente colhe bons frutos no trabalho com a base, e é isso que queremos nesta competição. A disputa será bastante equilibrada e o título é conseqüência do trabalho lá dentro, mas com certeza Blumenau estará na briga”, disse o superintendente da FMD, Sérgio Galdino.

Além das três favoritas, também correm por fora na disputa Itajaí, fortalecida nos últimos anos e que estará com 280 atletas em 21 modalidades, e Florianópolis, maior delegação (320 atletas) e que estará no maior número de modalidades: 24 das 26.

A Olesc (Jogos da Juventude Catarinense) prossegue até dia 27, reunindo mais de 3,7 mil atletas de 13 a 16 anos (as exceções são as ginásticas artística e rítmica, com atletas de 10 a 12 anos). Estão em disputa medalhas e troféus no atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez. A organização é da Fesporte, em parceria com a Prefeitura de Criciúma.



Alguns números da 14ª Olesc:



• Período de Competição: 20 a 27 de setembro

• Municípios participantes: 94

• Atletas e dirigentes: 3.700

• Modalidades: 14

• Número de equipes: 516

• Troféus: 26

• Locais de competição: 20

• Locais de alojamento: 40 unidades escolares

• Número de confrontos: 600

• Número árbitros: 275

• Número leitos hotel: 1740

• Aporte financeiro ao município (repasse, hospedagens, alimentação): R$ 735 mil



As 15 maiores delegações (15,9%):



Florianópolis (320 atletas / 24 equipes)

Blumenau e Criciúma (300 atletas / 23 equipes)

Itajaí e Joinville (280 atletas / 21 equipes)

Chapecó (250 atletas / 19 equipes)

Jaraguá do Sul (18 equipes)

São José (17 equipes)

Balneário Camboriú, Rio do Sul e São Bento do Sul (16 equipes)

Caçador e Concórdia (14 equipes)

Brusque (12 equipes)

Tubarão (11 equipes)



45 municípios (47,8%) - 1 ou 2 equipes

34 municípios (36,1%) - 3 a 10 equipes



Fonte: Osvaldo Junklaus, coordenador-geral da 14ª Olesc

Rodrigo Braga

Assesssor de Comunicação Fesporte

Outras Notícias

Lageado Mariano é o campeão do municipal de futebol de campo

A equipe de Lageado Mariano venceu, pelo placar de 3 a 1, o time do Juventude de Linha Serraria, e é o campeão do mun...

Lageado Mariano e Juventude de Linha Serraria disputam o título do municipal de futebol de campo

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Piratuba vai conhecer o seu campeão neste domingo, 17 de dezembro. O co...

Nacional de Ipira perde e está fora da final da LEOC

O Sport Club Nacional viajou até Linha Caravaggio, em Peritiba, na tarde deste domingo, 03, buscando uma vaga para a ...

MORRE WALEWSKA OLIVEIRA, EX-JOGADORA DE VÔLEI E CAMPEÃ OLÍMPICA

A ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Walewska Oliveira morreu nesta quinta-feira (21), em São Paulo, após cair do...