Foto: Rádio Nambá

Segundo tornado provoca destruição em Ponte Serrada, SC

O mesmo sistema de tempestade que provocou um tornado - provavelmente de categoria F2 ou F3, com ventos que variam entre 179 km/h e 266 km/h, na Escala Fujita Melhorada - em Xanxerê, no oeste de Santa Catarina, também atingiu Ponte Serrada, na mesma região, onde um segundo tornado foi registrado na tarde desta segunda-feira (20).

A confirmação feio da Defesa Civil local que atendeu a diversas ocorrências entre a tarde e a noite desta. De acordo com o órgão, o tornado atingiu parte do perímetro urbano provocando desabamento de construções por completo e parcialmente, além de quedas de árvores e de postes de energia elétrica.

O turbilhão de ventos alcançou o solo na Avenida 15 de Novembro, no Centro da cidade, em frente à igreja matriz e percorreu um caminho simétrico até o bairro Baia Alta. De acordo com o órgão, pelo menos 60% da residências e estabelecimentos comerciais e industriais atingidos pelo trajeto do tornado foram destruídos.

Moradores reforçaram o fenômeno e disseram que o vento em espiral teve duração de no máximo três minutos, o suficiente para deixar um rastro de destruição.
Ao contrário de Xanxerê, que contabilizou duas mortes e mais de 120 feridos, em Ponte Serrada não houve registro de óbito, mas apenas de pessoas feridas pelos estilhaços.

As imagens dos danos, mesmo que distribuídas em regiões menos povoadas, como no distrito industrial, levam a hipótese de que um tornado de categoria F1, cujos ventos variam entre 138 e 178 km/h possa ter atingido Ponte Serrada.

Fonte: De Olho no Tempo

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...