Joaquim Reichmann, médico ortopedista e traumatologista

Médico alerta sobre as principais lesões de joelho causadas pelo futebol

Os índices de lesões decorrentes da prática do futebol vêm se tornando frequentes, tanto para amadores, quanto para profissionais. Entre os problemas mais comuns estão os entorses de tornozelo e as lesões de joelho. “Os músculos e os ligamentos são as principais estruturas de sustentação das articulações que, por serem móveis, são mais vulneráveis a problemas”, explica o médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann.

Os tornozelos e joelhos são as áreas mais sensíveis, pois amortecem a maioria dos choques durante a movimentação. Segundo o médico, a exposição ao contato físico e as quedas exigem muito da musculatura do atleta, por isso a necessidade de fortalecer os músculos.
Sobre as condições de preparo físico que podem levar o atleta a sofrer lesões com mais facilidade, o médico destaca o excesso de treinamento, poucas horas de sono, sono sem repouso, alimentação inadequada, além do uso de anabolizantes por parte de alguns atletas.
Isso ocorre porque se trata de uma articulação plana e instável, além de superficial. “O joelho fica bem no meio entre a cintura e o solo sofrendo na maioria das vezes o trauma direto do chute ou de uma dividida. Além disso, ele ainda está sujeito a grandes forças de rotação, principal mecanismo para a lesão dos meniscos e ligamentos cruzados”, ressalta o médico. Os joelhos também não têm um envoltório muscular para protegê-los. O médico adverte que o aquecimento e alongamento, antes do exercício, são fundamentais para evitar as lesões.

RUPTURA DO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

Outro problema enfrentado pelos jogadores de futebol é a ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) do joelho. “O problema é mais comum do que se pode imaginar”, enfatiza Reichmann. Diferente de outras modalidades, as lesões no ligamento cruzado anterior (ligamento que une a tíbia ao fêmur) são causadas pelos movimentos giratórios que esses atletas imprimem sobre os joelhos, independente de terem os músculos desenvolvidos ou não.

A lesão, de um modo geral, normalmente ocorre quando a pessoa está com o pé apoiado e realiza um movimento brusco e força o joelho. O especialista salienta que esses movimentos são frequentes no futebol, pois o atleta, muitas vezes, é veloz na corrida e de repente faz uma mudança de trajeto para efetuar um drible. “Nesse momento, o joelho gira e ultrapassa os limites da resistência, causando a ruptura dos ligamentos”, acrescenta. Dessa forma, como são os ligamentos que estabilizam a articulação e executam os movimentos normais da perna, o atleta não consegue continuar jogando, pois o joelho perde a firmeza e a dor no momento é muito intensa.

A Ortopedia Reichmann utiliza uma técnica de reconstrução do ligamento cruzado anterior, que permite a orientação anatômica das inserções femoral e tibial do ligamento. O tratamento visa melhorar a técnica cirúrgica na tentativa de reproduzir o ligamento original. “A reconstrução anatômica do LCA melhora a biomecânica do joelho e, consequentemente, sua função, diminuindo a chance de desenvolver artrose no futuro”, enfatiza Reichmann.
O especialista observa que a cirurgia é o método mais eficaz no tratamento da lesão do LCA, pois devolve a função anterior e previne doenças futuras. O LCA é um dos quatro mais importantes ligamentos do joelho, em conjunto com o ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral lateral (LCL) e ligamento colateral medial (LCM).

A principal função do LCA é evitar a translação anterior excessiva da tíbia em relação ao fêmur e também tem um importante papel (principalmente a banda postero lateral) no controle da rotação excessiva do joelho.

Por: MARCOS A. BEDIN
MB Comunicação Empresarial/Organizacional

Outras Notícias

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em Ipira

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba chega a 21 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou mais cinco casos de dengue em Piratuba, elevando para 21 ...

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...