Na escola, o aluno não estuda apenas matérias, mas aprende também a cuidar do que é público.

No Japão, alunos limpam chão da escola para aprender a valorizar

O que você faria se soubesse que seu filho tem limpado o chão da escola que estuda? Muitos pais se mostram contrários à ideia, mas no Japão ela já está no plano da realidade e é bastante comum.

Por lá, crianças varrem e passam pano no chão, lavam os banheiros e ajudam na hora de servir a merenda dos mais velhos. Tudo isso no considerado jardim de infância. E ninguém vê problema.

“Na escola, o aluno não estuda apenas matérias, mas aprende também a cuidar do que é público e ser um cidadão mais consciente. Ninguém reclama disso porque sempre foi assim”, explica o professor Toshinori Saito à BBC.

Os reflexos desse tipo de obrigação na escola refletem diretamente no comportamento dos japoneses enquanto adultos. Sinal disso é que, durante a Copa do Mundo de 2014, vários deles surpreenderam brasileiros ao recolherem lixo dos estádios.

E a preocupação dos japoneses não é só com seu próprio povo. Por conta disso, em diversos casos as prefeituras contratam auxiliares de classe bilíngues que possam ajudar crianças estrangeiras a serem inseridas nessa rotina tão peculiar do Japão.

Muitas pessoas que assistem de fora o que acontece com as crianças do Japão pensam em rigidez, mas o fato disso ser transferido de geração a geração faz com que nem as crianças estranhem. Pelo contrário. Para elas, “educação é assunto muito sério”.

Por Redação Yahoo! Brasil | Super Incrível

Outras Notícias

MÉDICO QUE BEBEU MEIO LITRO DE TINTA ACHANDO QUE ERA IOGURTE MORRE AOS 91 ANOS

Morreu no último dia 5 de novembro o médico que ficou famoso após tomar meio litro de tinta pensando que era iogurte....

ISRAEL X HAMAS: IMAGENS EXPLICAM INÍCIO DO CONFRONTO PONTO A PONTO

O confronto entre Israel e o Hamas, que chegou ao quarto dia nesta terça-feira (10), provocou a morte de mais de 1,5 ...

BRASILEIRO FORAGIDO NOS EUA É CAPTURADO

Danilo Cavalcante, o brasileiro condenado a prisão perpétua que fugiu da cadeia nos Estados Unidos, foi capturado nes...

CARGA DE 5 MILHÕES DE ABELHAS CAI DE CAMINHÃO E MOBILIZA FORÇA-TAREFA DE APICULTORES

Uma carga com 5 milhões de abelhas caiu de um caminhão em Ontário, nos Estados Unidos nesta quarta-feira (30). O acid...