O fenômeno da microexplosão deixou estragos na Linha Monte Alegre em Chapecó - Fotos: Divulgação / SDR Chapecó

Epagri/Ciram confirma passagem de microexplosão em Chapecó e tornado em Treze Tílias

Entre a tarde e noite da última quinta-feira, 19, um forte sistema de baixa pressão em deslocamento pelo Sul do Brasil atingiu o Paraná e o Estado de Santa Catarina. A chuva, o vendaval, um tornado e a microexplosões foram registradas deixando danos em alguns municípios catarinenses.

Nos municípios de Chapecó e Jaraguá do Sul, os fenômenos estão associados às características de microburst ou microexplosão, que são ventos de 100 km/h, tão destrutivos quanto os tornados de Tipo F0, conforme escala Fujita.

Em Treze Tílias, um vídeo consegue confirmar que foi um tornado. “Embora a nuvem funil tenha tocado tão rapidamente no solo, se caracterizando como um tornado, os estragos foram menores do que os temporais associados à microexplosões que ocorreram em Chapecó e Jaraguá do Sul”, explicou o meteorologista da Epagri/Ciram, Marcelo Martins.

Em Chapecó foram 120 afetados com alagamentos, vendaval onde quatro residências foram totalmente destruídas, seis parcialmente e 20 destelhadas. Também foram registradas quatro pessoas feridas e 16 desalojadas. Na tarde desta sexta-feira, 20, o secretário adjunto da Defesa Civil de SC, Rodrigo Moratelli, o secretário Regional da SDR Chapecó, Américo do Nascimento Junior e o prefeito de Chapecó, José Caramori, visitaram a área atingida pelo tornado, na Linha Monte Alegre.


Linha Monte Alegre, Chapecó

Em Caxambu do Sul há registro de 240 pessoas afetadas com a enxurrada e o vendaval. Nos municípios de Águas de Chapecó, Guaramirim, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha, os registros foram de vendaval e atingiram algumas residências. Já em Planalto Alegre, 29 foram atingidos, sendo cinco residências e nove aviários. O número ainda não é preciso porque a Defesa Civil está fazendo o levantamento.

No Norte e Planalto Norte do Estado, nos municípios de Araquari, Rio Negrinho, Mafra e Major Vieira, foram registrados alagamentos pontuais.

Por: Rafael Vieira de Araújo
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...