Alunos da Unisul vivenciam práticas eleitorais em visita ao TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, TRE-SC, recebeu na tarde desta segunda-feira (20), a visita de acadêmicos da 8ª fase do curso de direito da Universidade do Sul de Santa Catarina - Unisul. Na ocasião, cerca de 30 estudantes da disciplina de direito eleitoral tiveram a oportunidade de acompanhar ao vivo a sessão de julgamentos do Pleno, além de conhecer a estrutura do Tribunal e tirar dúvidas sobre os assuntos eleitorais em palestra proferida pelo servidor Daniel Schaeffer Sell, coordenador de sessões do TRE-SC.


Antes do início da sessão de julgamentos, Sell apresentou a estrutura orgânica e a composição da Corte explicando, por exemplo, como acontece a escolha dos juízes para o julgamento dos processos nas sessões judiciais. “O TRE é um órgão misto que favorece uma melhor discussão eleitoral”, explicou.



Entre outros assuntos, os acadêmicos discutiram e tiraram dúvidas sobre: segurança das urnas eletrônicas, avanços da Justiça eleitoral, prestação de contas dos candidatos e partidos, biometria e importância da justiça eleitoral para a democracia.



Segundo a professora da disciplina, Solange Buchele de Schaiage, a visita tem o objetivo de aproximar os alunos da Justiça Eleitoral catarinense e conhecer a prática do Tribunal. “Acho muito importante e proveitosa a oportunidade oferecida pelo TRE-SC de abrir as portas para os alunos, pois assim conseguir-se-á despertar ainda mais a vontade deles atuarem na área do direito eleitoral, já que o assunto ainda é novo e pouco conhecido para muitos”, ressaltou.



A professora destacou ainda que o site do TRE-SC vem ajudando os alunos com as pesquisas no decorrer do semestre. “O site auxilia bastante em pesquisas sobre processos e leis eleitorais, o que facilita o aprendizado sobre a disciplina”, destaca a professora.



Selll destacou a importância da visita dos alunos para o fortalecimento da justiça eleitoral e democracia. “Registro o meu entusiasmo com essa visita, importância que talvez os alunos não consigam medir agora. Pois ver o funcionamento e de como a teoria é aplicada dentro da sala de sessões, acredito ser muito necessário para o aprendizado e desperte o interesse dos estudantes”, destacou.



Por Adoniran Peres

Assessoria de Imprensa do TRE-SC

Outras Notícias

PSDB oficializa o nome de Leandro Förster como pré-candidato a prefeito em Ipira

O vereador Leandro Förster, que havia se desfiliado do PL na semana passada, ingressou oficialmente no PSDB e será o ...

Vereador Luiz Gomes deixa o PSD e oficializa filiação no PSDB

O vereador Luiz Gomes regressou, na noite de ontem, 27 de março, ao PSDB. A ficha de filiação foi abonada pelo presid...

Presidente da Câmara de Ipira, vereadora Arlete Huf, troca o PT pelo PL

A presidente da câmara de vereadores de Ipira, Arlete Huf, oficializou sua filiação ao PL - Partido Liberal - no últi...

Vereador Leandro Förster deixa o PL e será pré-candidato a majoritária nas eleições deste ano

Leandro Förster comunicou nesta semana a sua desfiliação ao PL – Partido Liberal. O vereador confirmou a informação o...