Jovem que saiu do Enem para dar à luz fará o exame novamente este ano

A estudante Elane da Silva, de 21 anos, que entrou em trabalho de parto enquanto fazia a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Teresina no ano passado, fará novamente a prova neste ano para concorrer a uma vaga na Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Ela, que conseguiu o direito de refazer a prova após um mês do nascimento da filha, não foi aprovada, mas disse que passou o ano estudando e se prepaparando para o exame deste ano. O Enem será nos dias 8 e 9 de novembro.

“Eu decidi fazer a prova de novo para conseguir aprovação no curso de Biblioteconomia. Eu já sou formada no curso técnico dessa área. Agora estou terminando outro curso técnico, que é de administração, estudando pro Enem e cuidando da minha filha”, disse a estudante, que fez um cursinho preparatório para reforçar os estudos.

Enquanto se prepara para fazer o exame, Elane comenta que quando está estudando a filha sempre está por perto e adora ficar brincando com os papéis e canetas. “Quando estou estudando, deixo a Luna ficar brincando com os papéis. Espero que ela seja muito estudiosa”, brinca a mãe ao relacionar o nascimento da filha com o Enem.

Ela relembra o momento em que estava na sala fazendo o exame quando sentiu que Luna estava prestes a nascer. “Eu estava na sala de aula quando pedi para ir ao banheiro e percebi que a bolsa tinha rompido. Eu já sabia que estava perto de ter o bebê, mas decidi fazer a prova porque achava que iria dar tempo. Isso foi no dia 26 de outubro, mas Luna só nasceu na madrugada do dia 27”, acrescentou Elane.

Para as provas deste ano, a estudante se diz confiante. “Eu estou estudando e as expectativas são boas. Quero muito passar”.

Relembre o caso
A primeira prova do Enem 2013 ocorreu no dia 26 de outubro. Elane da Silva estava grávida de nove meses e contando as horas para dar à luz sua primeira filha, Luna Kimberly da Silva.

Meia hora depois de iniciar a resolver as questões, Elane começou a sentir dores e pediu para ir ao banheiro quando percebeu que a bolsa havia rompido. A candidata, que foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passou por duas maternidades em busca de vagas até ser encaminhada para a Maternidade do bairro Promorar, na Zona Sul de Teresina.

Na época, o então ministro da Educação Aluísio Mercadante relatou o caso durante uma coletiva nacional. Elane entrou com pedido no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação para refazer a prova que, com o parecer favorável do Instituto, fez o exame nos dias 3 e 4 de dezembro do mesmo ano, mas sua nota não foi suficiente para conseguir uma aprovação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona para vagas em universidades.

Mais de 9 mil grávidas farão a prova
Este ano, o Enem recebeu inscrições de 9.256 candidatas grávidas, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A quantidade de mulheres gestantes que decidiram participar das provas cresceu 34% entre 2013 em 2014, em uma taxa mais alta do que o aumento no número total de candidatos, que foi de 21% no mesmo período.

Candidatas gestantes de 2013 contaram ao G1 que entre as principais dificuldades para realizar o Enem nessas condições estão driblar o sono, manter a calma quando o feto mexe muito na barriga, garantir que haja comida o suficiente para aguentar a maratona sem passar fome, e ainda lutar contra a pressão para desistir do sonho de fazer faculdade.

Fonte: G1

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...