Gari vai às salas de aula para ensinar crianças a reciclar lixo em SC

Satiro dos Santos também é artesão e usa a experiência com os alunos.
'Elas têm consciência de que muito do que vai fora pode ser aproveitado', diz.

Um gari aproveita a experiência de 14 anos na coleta seletiva para ensinar crianças de uma escola municipal de Florianópolis a separar o lixo e a reaproveitar os resíduos. Três manhãs por semana, ele coordena oficinas sobre reciclagem.
Há cinco anos, Satiro dos Santos, 50 anos, ensina a transformar o que iria para o lixo em cartões, brinquedos, painéis e o que mais a criatividade sugerir.

“Também sou artesão, tenho um ateliê onde trabalho com os resíduos em madeira e ferro para confeccionar móveis e outras peças de decoração exclusivas”, conta Satiro, que ministra os cursos no contra-turno do trabalho.

Auto-estima dos participantes
Filho de uma família grande, Satiro tem muitos sobrinhos e percebeu no relacionamento em casa que as crianças gostavam de trabalhos manuais. “Então, resolvi compartilhar minha experiência com os alunos dessa escola e eles adoram. Gostaria de atender mais gente, trabalhar com deficientes, com idosos, é incrível como uma atividade simples melhora a auto-estima das pessoas e deixa todo mundo mais feliz”, diz o gari.

Satiro, que ocupa as tardes percorrendo ruas do Norte da Ilha a serviço da Companhia Melhoramentos da Capital (Comcap), aprendeu a identificar os materiais que podem ser aproveitados e transformados em atividade pedagógica para as crianças da Escola Básica Adotiva Liberato Valentim, no bairro da Costeira, na capital.

Apesar de não fazerem parte do currículo oficial da escola, as oficinas costumam ser concorridas. As crianças de 7 a 9 anos formam fila de espera para aprender e se divertir construindo objetos a partir do que havia sido condenado ao desuso.

“Está sendo muito gratificante. As crianças levam os ensinamentos para casa, passam a separar o lixo, a ter consciência de que muito do que vai fora pode ser aproveitado”, diz Satiro.

Fonte: G1

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...