Frio intenso e nebulosidade aumentam chance de neve em Santa Catarina

O fenômeno mais querido pelos amantes do frio pode dar as caras na madrugada e manhã desta segunda-feira em Santa Catarina. O frio que se intensificou neste domingo, aliado com o aumento da nebulosidade e da previsão de chuva são favoráveis para que os morros mais altos fiquem brancos outra vez. A chance é de que os flocos de neve caiam novamente sobre as regiões da Serra e do Oeste do Estado, locais onde os termômetros marcarão zero grau.

A Epagri/Ciram alerta que, além da chance de nevar, o frio, que marca o começo da semana, vai permanecer até o próximo sábado. Isso por que, uma nova massa de ar frio que está sobre a Argentina chega ao Estado na terça-feira baixando ainda mais as temperaturas.

— Os últimos dias do outono terão características de inverno. Terça- feira e quarta devemos enfrentar um frio de pelo menos -2°C. Já na madrugada de quinta-feira deve fazer -5°C na região da Serra, possivelmente será o dia mais frio da semana — adianta a meteorologista Laura Rodrigues.

Apesar do frio ser mais intenso durante a semana, a possibilidade de nevar nesses dias são baixas, já que a previsão é de tempo seco, favorável apenas para geadas.

Moradores de SC contam como é viver nas cidades mais frias do Estado
Veja dicas do que fazer na Serra para aproveitar o frio

Outono contrastante e inverno chuvoso

Há 15 dias de terminar, o outono deste ano foi marcado por altos e baixos. Laura lembra que depois de um abril com recordes de calor, o mês terminou gelado em grande parte do Estado. Condição que perdurou durante maio. Entretanto, o contraste, típico da estação, chamou atenção dos meteorologistas.

— Agora teremos um frio mais persistente, diferente do que se apresentou até então. Antes as temperaturas ficavam muito baixas durante uns três dias, mas depois já aumentavam. Agora não, teremos a semana toda muito gelada — contextualiza Laura.

Causada pela influência de frentes frias e sistemas de baixa pressão, a chuva deve ser a protagonista da próxima estação em Santa Catarina. Conforme a previsão da Epagri/Ciram, em junho o volume de água varia de 110 milímetros a 170 milímetros no Oeste e no Planalto, e de 70 milímetros a 130 milímetros nas demais regiões. Junho, entretanto, poderá ser um pouco menos chuvoso em relação a julho e agosto.

CLIC RBS

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...