Frio de -5.2°C congelou cachoeira em Urupema Foto: Marília Sutil Oliveira/Divulgação

Urupema registra -8,5°C e bate recorde de temperatura mais baixa do ano no Brasil.

Urupema segue fazendo jus à fama de cidade mais fria do Brasil. Nesta segunda-feira o município da Serra catarinense voltou a bater o próprio recorde de temperatura baixa com -8,5°C. De acordo com a Epagri/Ciram, é a menor registrada na cidade desde 2010.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nenhuma marca no Brasil superou em frio os -8,5ºC desta manhã em Urupema. A cidade de General Carneiro, no Paraná, registrou - 7,1 ºC, também nesta segunda-feira. No Rio Grande do Sul, a mínima foi registrada no amanhecer de domingo: -5,1ºC, em Serafina Correia.

Mas as temperaturas frias não ficaram restritas a Região Sul. A cidade de São Paulo também registrou a menor temperatura do ano na manhã desta segunda-feira, quando os termômetros marcaram 3,5°C. Mas segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), que também mede temperaturas na capital paulista, a mínima chegou a 0ºC durante a madrugada.

Com 8,6ºC, a cidade do Rio de Janeiro registrou a temperatura mais fria nos últimos 14 anos. Cidades do Mato Grosso do Sul tiveram registro de geada e os termômetros perto dos 0º C, enquanto o distrito de Monte Verde, em Minas Gerais, chegou a -2,9ºC.

Em Florianópolis a segunda-feira começou com temperatura na casa dos 5ºC. Menos frio que a marca de 1,3°C de domingo, a mais baixa para o mês de junho na Capital catarinense. Pelo menos 42 cidades catarinenses tiveram temperaturas negativas nesta segunda. Acompanhe a lista com as menores marcas:

E além do frio intenso, Urupema teve geada. Com isso a cidade ficou com a paisagem típica de inverno: vegetação esbranquiçada e riachos congelados. Mas a previsão indica que o frio deve perder força nos próximos dias.

— A tendência é que o frio diminua a partir desta terça. Teremos temperaturas negativas, mas já mais próximas de 0°C, e não por todo o Estado, ficando mais concentradas nos pontos altos da Serra. Boa parte de Santa Catarina começará a terça com marcas entre 4°C e 7ºC. E a nebulosidade começa a aparecer — adianta Puchalski.

Nos próximos dias o sol ainda aparece, com manhãs bem menos frias em relação ao que vem fazendo devido o afastamento do ar polar. Lá pelo final da semana as nuvens irão trazer novamente o tempo instável e com chance de chuva — avisa Puchalski.

A cidade de Urupema foi o palco das marcas mais fria do ano no Estado. Antes dos -8,5°C desta segunda, a região havia registrado -7,2C na sexta-feira, dia 10 de junho.

Na quinta-feira, dia 9 de junho, Urupema teve amanhecer de -5,3°C. Neste dia, porém, o vento derrubou ainda mais a sensação térmica, que ficou bem perto de -30°C.

E enquanto os turistas comemoram, moradores por vezes enfrentam transtornos. No sábado, dia 11 de junho, reportagem do Diário Catarinense mostrou como o frio de -5°C congelou torneiras em Urubici, na Serra.

É bem comum nesses dias de muito frio a água vir com gelo da caixa d'água ou congelar a torneira. Para aquecer, temos que esquentar essa água e evitar usar o que vem direto da rua — explica o agricultor Altair Corrêa, 48 anos, morador de Urubici.

Também no fim de semana, turistas motivados pelo frio lotaram a Serra catarinense. Ponto de grande procura, o Morro da Igreja - que tem acesso restrito e monitorado pelo ICMBio - esgotou as senhas de visitação. Eram 200 para o sábado e 200 para o domingo. Desavisados, alguns turistas que chegavam sem licença para entrar eram orientados a dar meia volta. Houve longo congestionamento na região.

A visitação ao Morro da Igreja é limitada por integrar uma área de preservação de fauna e flora no Parque Nacional São Joaquim, e é um dos principais atrativos turísticos de Urubici por estar a 1.822 metros acima do nível do mar. O local é um dos pontos mais altos do Brasil e tem uma vista singular para um conjunto de montanhas da Serra Geral e para a Pedra Furada, outro ponto turístico do município.

Publicado por Leonir Antonio
Fonte: DC

Fotos

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...