Ex-presidente da Transpetro em depoimento a delação.

Cúpula do PMDB em Brasília teria recebido R$ 100 milhões em propina

Brasil – O ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado detalhou, em depoimentos de delação premiada, que repassou mais de 100 milhões de reais em propina para políticos do PMDB entre 2003 e 2014. Segundo ele, o dinheiro era recolhido das empresas que mantinham contratos com a subsidiária da Petrobras.

“Durante a gestão do depoente na Transpetro foram repassados ao PMDB pouco mais de 100 milhões de reais, cuja origem eram comissões pagas ilicitamente por empresas contratadas”, diz trecho do depoimento de delação premiada. “Quando era o caso de doações oficiais, o depoente acertava com a empresa o montante, a semana que iria ser feita e comunicava a empresa para qual partido e político a doação deveria ser feita”, explicou.

No pedido de prisão contra a cúpula do PMDB encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já havia apontado o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu 32,2 milhões de reais em propinas e subornos recolhidos a partir de contratos com a subsidiária da Petrobras; o senador Romero Jucá embolsou 21 milhões de reais; e o ex-sergio presidente José Sarney (PMDB-AP), 18,5 milhões de reais em dinheiro desviado de contratos da Transpetro.

O primeiro repasse, segundo Machado, foi feito ou em 2004 ou em 2005, no valor de 300.000 reais aos senadores. Os pagamentos não tinham periodicidade inicialmente, mas passaram a ser anuais a partir de 2008, quando eram pagos 300.000 reais por mês a Renan e 200.000 reais mensais a Jucá, durante dez ou onze meses por ano.

A entrega do dinheiro a Renan Calheiros era feita na empresa do filho de Machado, Daniel, por meio do advogado cearense Felipe Parente, até 2007. Depois desse período, o presidente do Senado passou a receber diretamente do dono ou do presidente da empresa que iria fazer o pagamento o codinome de seu intermediário, o endereço, a data e o intervalo de hora na qual o pagamento deveria ser feito.

Caso Sérgio Machado não pudesse ir a Brasília para acertar os repasses com Renan, o senador enviava um representante à Transpetro, no Rio de Janeiro, para obter as informações. Em relação a Jucá, os pagamentos eram acertados sem intermediários e em reuniões a cada trinta ou sessenta dias. Dos 32 milhões de reais pagos a Renan, 8,2 milhões de reais foram repassados por meio de doações oficiais. Já em relação à propina paga a Jucá, 4,2 milhões de reais foram por meio de doações de campanha oficiais.

Por Alex Pacheco.

Outras Notícias

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...

Luiz Henrique Jozinão deixa o PSD e é o pré-candidato a prefeito de Piratuba pelo PP

O vereador e agricultor Luiz Henrique Jozinão oficializou nesta segunda-feira, 01 de abril, sua desfiliação do PSD e ...

PSDB oficializa o nome de Leandro Förster como pré-candidato a prefeito em Ipira

O vereador Leandro Förster, que havia se desfiliado do PL na semana passada, ingressou oficialmente no PSDB e será o ...