Brasileiros logo poderão transformar o celular em uma "carteira digital"

Samsung iniciou nesta semana no país testes com seu serviço Samsung Pay.

A promessa de transformar o celular em uma carteira digital, feita há anos por várias gigante de tecnologia, finalmente está prestes a virar realidade no Brasil. A Samsung anunciou que começou a fazer testes nesta semana no país com o serviço de pagamentos da empresa chamado Samsung Pay, que utiliza as tecnologias MST (Transmissão Magnética Segura) e NFC (Comunicação por Proximidade) para viabilizar compras em lojas físicas com o smartphone.

A empresa não fala em que estabelecimentos estão ocorrendo os testes, mas diz que na lista estão as próprias lojas de celulares da marca, supermercados, farmácias, restaurantes, grandes magazines e postos de gasolina. O Samsung Pay já está em funcionamento na Coreia do Sul, Estados Unidos, China, Espanha, Singapura e Austrália. Segundo a marca, o serviço chegará oficialmente ao Brasil no "curto prazo".

O acesso à carteira digital, porém, será limitado. No momento do lançamento, os portadores de cartões de débito e crédito terão a opção de fazer pagamentos somente com os últimos modelos de smartphones da marca: Galaxy Note 5, Galaxy S6 edge+, Galaxy A5 e A7 (2016), Galaxy S7 e o Galaxy S7 edge.

Além disso, os testes estão ocorrendo em parceria com o Banco do Brasil, Brasil Pré Pago, Caixa, Porto Seguro e Santander — inicialmente, apenas os correntistas destes bancos poderão usar o serviço.

Como funciona
Para utilizar o Samsung Pay, o usuário primeiro precisa fazer o download do aplicativo oficial. Em seguida, é preciso cadastrar no app informações sobre os cartões de crédito e débito que serão utilizados nas transações. Serão suportadas as bandeiras Visa e MasterCard.
O uso combinado das tecnologias MST e NFC permite que as compras sejam feitas em vários tipos de máquinas. Com o NFC, basta aproximar o smartphone de um terminal compatível. O MST, por outro lado, faz com que o celular simule um cartão magnético físico, o que possibilita compras com leitores de cartões mais antigos, que não são compatíveis com NFC. Por isso, a empresa faz questão de afirmar que o serviço será "aceito em praticamente todos os lugares onde você passa seu cartão de crédito ou débito".

A autorização da transação é feita a partir do leitor de biometria presente nos smartphones — um dos motivos que limita os modelos de aparelhos que podem ser usados.

Experiência catarinense
Entre os desenvolvedores de modelos de pagamento com objetos que não envolvem cartões ou o próprio dinheiro está a empresa catarinense Atar, de Timbó. A start up criou uma pulseira que também funciona por meio da tecnologia de transmissão de dados sem fio por aproximação, é à prova d'água e dispensa o uso de bateria. Integrado a um aplicativo no celular, permite ao usuário a recarga a partir do pagamento de boletos bancários, o recebimento de notificações a cada compra realizada e o acompanhamento do histórico de pagamentos. Tanto a estrutura de hardware quanto a de software são produzidas pela start up catarinense.

A Apple também possui seu serviço de pagamento móvel, intitulado Apple Pay, compatível com os smartphones e relógios inteligentes da marca — o recurso, no entanto, ainda está restrito aos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Reino Unido, China e Singapura.

O Google é outra companhia que tem apostado no ramo de transações móveis, com seus serviços Google Wallet e Android Pay. O Google Wallet permite fazer transferências para qualquer pessoa por meio do e-mail ou do número de celular e, até o momento, está disponível apenas nos Estados Unidos. O Android Pay, que se assemelha mais aos serviços da Samsung e da Apple, também está sendo usado por enquanto apenas em lojas norte-americanas.


Fonte: WH3

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...