Pagamento do seguro-desemprego é alvo de golpe de quadrilhas no país

Neste ano, 3,1 mil procedimentos foram abertos para investigar desvios.

Quando o analista de negócios Tiago Schulz, 34 anos, se dirigiu a uma lotérica para sacar uma parcela de R$ 1,5 mil do seguro-desemprego, em Porto Alegre, foi surpreendido pela notícia de que o valor já havia sido retirado em uma agência localizada em São Paulo. O episódio, ocorrido neste mês, serve de alerta para a ação de quadrilhas que falsificam documentos para se fazer passar por beneficiários do seguro em todo o Brasil.

Segundo o Ministério do Trabalho, desde o começo do ano, já foram abertos 3,1 mil processos administrativos em razão de desvios no pagamento do benefício. Uma das razões mais comuns para isso é atuação de golpistas que duplicam documentos, como carteira de identidade e de trabalho da pessoa desempregada, e conseguem sacar o dinheiro. Nos últimos dois anos, grupos desse tipo foram presos em regiões como Distrito Federal e Goiânia. Casos como o de Schulz demonstram que as quadrilhas seguem agindo.

O analista de negócios recebeu três parcelas do seguro. Alguns dias antes da liberação do quarto pagamento, consultou o sistema informatizado da Caixa e confirmou que o dinheiro estaria disponível em 6 de julho. Esperou alguns dias para fazer o saque e, no dia 14, ao buscar o benefício, descobriu que alguém embolsara o valor em seu nome.

— Liguei para a agência de São Paulo, mas não souberam me dizer o que teria acontecido. Como pode alguém sacar em meu nome? — questiona o beneficiário, que não desconfia de como seus dados foram obtidos.

Além de sofrer o golpe, a vítima tem de enfrentar a burocracia. A orientação correta é abrir um processo no Ministério do Trabalho para, depois de uma análise, receber o seguro. Schulz diz que ainda está na fase inicial da contestação. Também tem planos de entrar com ação contra a Caixa.

Procurado por ZH, o banco informa que demandas relativas a golpes envolvendo o seguro são centralizadas no Ministério do Trabalho. O órgão, por sua vez, avalia que Schulz deve ter sido vítima de golpe. A devolução do recurso, porém, exige análises, coletas de documentos e assinatura do trabalhador para comprovar a fraude.

Como reduzir o risco
- Evite extravio de documentos e divulgação de informações pessoais.

- Abrir uma conta na Caixa para receber o seguro permite que o valor seja depositado diretamente em nome do beneficiário. Segundo o Ministério do Trabalho, a medida reduz o risco de fraudes. Hoje, 50% dos seguros são pagos dessa forma.

Como recuperar o dinheiro
- O beneficiário prejudicado deve se dirigir à unidade mais próxima do Ministério do Trabalho (a relação pode ser consultada na internet) e abrir um "processo de negativa de recebimento".

- Depois de análise, se confirmado que houve erro ou fraude, o valor deve ser restituído.


Fonte: WH3

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...