Joaçabense que mora na Itália faz relato sobre o terremoto que devastou cidades no país

O joaçabense Eduardo Lini, que mora com a esposa Manu Quibem na Itália, está vivenciando de perto o drama de uma catástrofe natural que atingiu a região central da Itália, Um terremoto registrado na madrugada de hoje devastou algumas cidades e deixou mortos.

O tremor provocou pelo menos 38 mortes, segundo uma porta-voz do departamento de proteção civil da Itália. Muitas pessoas ainda estão debaixo de escombros, e o balanço de vítimas deve se agravar nas próximas horas.

O serviço geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) informou que o tremor teve magnitude 6,2, e o epicentro foi situado entre as cidades de Perugia e Rieti, a pouco mais de 150 km a nordeste de Roma.

Eduardo, que mora na cidade de Grottammare, que fica há aproximadamente 200 quilômetros de Amatrice, uma das cidades mais destruídas. ” A gente estava dormindo. Foi assustador por que eram 3h30 da madrugada, minha esposa acordou assustada, sem saber o que estava acontecendo, saímos correndo de casa. Moramos em uma parte histórica da cidade, onde tem prédio de mil anos, estruturas que não estão preparadas. Todo mundo saiu de casa, muita gente na rua, dentro de carros também, todo mundo assustado. Em frente a nossa casa tem um hotel para turistas e vimos muitos deles deixando o local com malas, todo mundo muito assustado”. Relatou Eduardo ao Portal Éder Luiz.

“Foi forte, tremeu tudo por quase 2 minutos. Todos tem muito medo por todo o histórico que a Itália tem de terremotos. Estamos bem mas o povo tá muito assustado”. Encerrou.

A profundidade do terremoto, ocorrido precisamente às 3h36 (22h36 de Brasília), foi de apenas 10 km, o que representa um alto potencial de causar grandes danos e vítimas. Nas províncias de Ascoli Piceno, Fermo e Macerata, na região de Marcas, e em Nórcia, na região de Úmbria, o tremor causou colapsos em edifícios e há pessoas feridas que foram socorridas pelo serviço de emergência.

Em Amatrice, o prefeito da cidade, Sergio Perozzi, afirmou à rádio estatal que o terremoto destruiu metade da cidade e que pode haver mortos. “A metade da cidade já não existe, há gente sob escombros”, acrescentou ele.

EDER LUIZ

Outras Notícias

MÉDICO QUE BEBEU MEIO LITRO DE TINTA ACHANDO QUE ERA IOGURTE MORRE AOS 91 ANOS

Morreu no último dia 5 de novembro o médico que ficou famoso após tomar meio litro de tinta pensando que era iogurte....

ISRAEL X HAMAS: IMAGENS EXPLICAM INÍCIO DO CONFRONTO PONTO A PONTO

O confronto entre Israel e o Hamas, que chegou ao quarto dia nesta terça-feira (10), provocou a morte de mais de 1,5 ...

BRASILEIRO FORAGIDO NOS EUA É CAPTURADO

Danilo Cavalcante, o brasileiro condenado a prisão perpétua que fugiu da cadeia nos Estados Unidos, foi capturado nes...

CARGA DE 5 MILHÕES DE ABELHAS CAI DE CAMINHÃO E MOBILIZA FORÇA-TAREFA DE APICULTORES

Uma carga com 5 milhões de abelhas caiu de um caminhão em Ontário, nos Estados Unidos nesta quarta-feira (30). O acid...