Justiça eleitoral está tendo trabalho com publicações em redes sociais

A Justiça Eleitoral está tendo bastante trabalho com as redes sociais durante o processo eleitoral deste ano. A afirmação foi feita pelo juiz da 18ª Zona Eleitoral de Joaçaba, Fabrício Rossetti Gast, durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (26).

De acordo com o magistrado, muitas são as representações contra a divulgação de fatos nas redes sociais e em sites (sítios eletrônicos) com notícias envolvendo os candidatos. “Se a notícia for inverídica, desrespeitosa, caluniosa, injuriosa ou difamatória, estamos determinado a retirada e dando direito de resposta. Mas se forem fatos verídicos, que gerem comentários políticos, estamos permitindo, pois estão dentro da livre manifestação do pensamento do eleitor”, explicou, ao comentar que foram deferidas algumas liminares para retirada de conteúdos do ar, e indeferidos outros pedidos.

Nos casos deferidos, o usuário e o provedor são notificados. “Se a pessoa não retirar o conteúdo do ar, notificamos o Facebook que retira a propaganda ofensiva. Tem funcionado bem”, comentou o juiz, ao destacar que são decisões de caráter liminar, para não causar prejuízos aos candidatos. No final do processo, se comprovado o dolo, a intenção de prejudicar o candidato, a pessoa poderá ser multada. A legislação prevê multa de R$ 2 a 8 mil por episódio.

Candidaturas

O juiz informou que todas as candidaturas de prefeito e vice (majoritária) nos municípios de Joaçaba, Jaborá, Vargem Bonita, Catanduvas e Luzerna, que compõem a 18ª Zona Eleitoral, foram aprovadas. No entanto, cinco candidaturas da proporcional (vereador) foram indeferidas: 2 em Catanduvas, 2 em Luzerna e uma em Joaçaba, onde a candidata foi substituta. Em Catanduvas um candidato a vereador não pode concorrer devido a Lei da Ficha Limpa, ou seja, havia condenação por crime contra o patrimônio. Nos demais casos os candidatos (diretores instituições privadas que recebem verbas públicas) não se desincompatibilizaram no prazo legal de seis meses.

Portarias

Em conjunto com a 85ª Zona Eleitoral (Água Doce, Erval Velho, Herval d’ Oeste, Ibicaré e Treze Tílias), foram publicadas portarias estabelecendo critérios para o dia das eleições. Conforme o juiz, não serão permitidos veículos estacionados com propaganda a 50 metros das seções de votação. Também foram proibidos os chamados “derrames” de santinhos. Caso constatado, a pessoa e o candidato serão penalizados.

Documento para votar

O juiz Fabrício Rossetti Gast também fez questão de lembrar que o eleitor só poderá votar munido de um documento com foto. "Se levar apenas o título não poderá votar. Com o RG ou CNH pode, mas é importante levar o título para localizar a seção eleitoral".

CACO DA ROSA

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...