Foto: Flávio Brasil/Copa Scherer 4x4

Copa Scherer realiza em Pinheiro Preto (SC) o primeiro evento Jeep Raid da cidade

A Copa Scherer 4x4 realizou na manhã de domingo (25), em Pinheiro Preto, as 11ª e 12ª etapas da temporada. A prova batizada de Trilha das Trilhas desafiou os competidores num percurso inédito entre pomares e áreas de reflorestamento. E foi histórica. Pela primeira vez, o pequeno município do Meio-Oeste de Santa Catarina, que integra o Vale da Uva e do Vinho, realizou um evento de Jeep Raid.

Com tempo firme, o trajeto de 66 quilômetros foi em piso seco. A falta de lama, tradicional nas provas offroad, deu lugar à poeira em alguns trechos. Mas isso não ofuscou o brilho da prova. Pelo contrário. Evidenciou o que deverá ser a vocação das trilhas em Pinheiro Preto: menos desafios e mais técnica.

A largada e a chegada foram em frente ao ginásio municipal de esporte. Dali, os 27 veículos participantes partiram para um desafio de regularidade em três categorias: “A” (veículos novos), “B” (veículos antigos) e “N” (novatos). O destaque do percurso, que durou aproximadamente quatro horas, ficou por conta do trecho percorrido numa antiga pista de motocross, com bastante laços.

Já na reta final da temporada 2016, faltando outras duas provas (Concórdia e Piratuba), os vencedores da Trilha das Trilhas marcaram pontos valiosos e se aproximam do título geral. É o caso da jovem dupla de Caçador, Bruno Tesser e Welliton Scotti, que disputam a categoria “B”, e de Telmo Ferreira Bastos e Sabrina Louise, pai e filha de Curitibanos, da Novatos. As duas duplas conquistaram o 1º lugar e lideram as respectivas categorias entre pilotos e navegadores. Na categoria A, o troféu de campeão ficou com Leonir Paza e Enedir da Silva Junior, de Capinzal, que aparecem em 1ª e 5ª, respectivamente, no quadro geral.

Para o diretor da prova, Filipe Diogo Paganini, a avaliação positiva dos competidores demonstra que a Copa Scherer 4x4 surpreende a cada etapa. “Buscamos uma prova para medir a regularidade e o sincronismo entre piloto e navegador. Tenho plena certeza que o objetivo foi atingido”.

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Além de promover o esporte, a competição levanta também a bandeira a proteção ambiental, por isso é Carbon Free. Isso significa que todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado pelo plantio de árvores nativas pelos próprios participantes. A ação ambiental está prevista em regulamento e é realizada em todas as etapas. Em Pinheiro Preto, o local escolhido para o plantio foi uma área de preservação permanente, às margens do Rio do Peixe.

A Copa Scherer 4x4 é realizada pela LOCIA (Liga do Oeste Catarinense e Sul Paranaense de Automobilismo para Esportes Off-Road e Regularidade), entidade que reúne desde 2007 os jeep clubes das cidades que recebem as etapas. A próxima prova será em Concórdia, nos dias 29 e 30 de outubro.

Confira os vencedores em cada categoria – 11ª e 12ª Etapas

Categoria A

Leonir Paza e Enedir da Silva Junior – Capinzal

Everton Gratt e Wesley Sari – Capinzal

Elemar Kirst e Henry Ritter Kirst – Piratuba

Alan Michael Gratt e Michael da Silveira Masson – Capinzal

Rogério Acunha e Plieski – Concórdia


Categoria B

1º lugar: Bruno Tesser e Welliton Scotti – Caçador

2º lugar: Rodrigo Reisdorfer e Marcio Camaroto – Joaçaba

3º lugar: Edmundo Hachmann e André Hackmann – Piratuba

4º lugar: Ari Tondin e André Tondin – Piratuba

5º lugar: Valdir Jorge Fiorelli – Videira



Categoria N

1º lugar: Telmo Ferreira Bastos e Sabrine Louise Bastos – Curitibanos

2º lugar: Luciano Pasqual e André Pasqual – Videira

3º lugar: Stelmar Marco Senger e Diogenes Pegoraro – Piratuba

4º lugar: Valdir Biazus Cortina e Edson Zagonel – Joaçaba

5º lugar: Leonardo Chiamulera e Marcelo Schmitz – Campos Novos



Por: Herton Farias - Assessoria de Imprensa

Outras Notícias

Lageado Mariano é o campeão do municipal de futebol de campo

A equipe de Lageado Mariano venceu, pelo placar de 3 a 1, o time do Juventude de Linha Serraria, e é o campeão do mun...

Lageado Mariano e Juventude de Linha Serraria disputam o título do municipal de futebol de campo

O Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Piratuba vai conhecer o seu campeão neste domingo, 17 de dezembro. O co...

Nacional de Ipira perde e está fora da final da LEOC

O Sport Club Nacional viajou até Linha Caravaggio, em Peritiba, na tarde deste domingo, 03, buscando uma vaga para a ...

MORRE WALEWSKA OLIVEIRA, EX-JOGADORA DE VÔLEI E CAMPEÃ OLÍMPICA

A ex-jogadora de vôlei e campeã olímpica Walewska Oliveira morreu nesta quinta-feira (21), em São Paulo, após cair do...