Soldado dos Bombeiros conquista troféu em Campeonato Brasileiro



Uiliton Baiard venceu pelo menos 25 outros atletas na categoria de 30 a 34 anos.

O soldado do Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste, Uiliton Baiard, 34 anos, voltou pra casa com um peso a mais na mochila, depois de participar do XVI Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático, em Florianópolis. O campeonato foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro e contou com a participação de pelo menos 300 guarda-vidas.

Atletas de 16 estados do país mostraram entusiasmo e disposição durante as provas técnicas que simulam o serviço dos Guarda-Vidas, testam a resistência, técnica e explosão muscular dos atletas. “É uma competição de integração entre os guarda-vidas. São provas dedicadas à rotina de salvamento aquático”, explica Baiard.

O peso na mochila é do troféu que Baiard conquistou ao vencer a competição da categoria disputada, de 30 a 34 anos. O primeiro lugar no pódio é resultado do treinamento diário nas piscinas do Clube Jardim. Esta é a segunda vez que o soldado participa da competição. Na primeira oportunidade, Baiard garantiu duas pratas e dois bronzes, além de conquistar a 2ª colocação no geral. “Foi muito bom, até porque essa região não tem tradição nessas competições. Foi uma surpresa pra mim, não esperava vencer”, revela.

Baiard é um apaixonado pela piscina. Sua história com a natação começou muito cedo, quando ainda era criança e mesmo depois de abandonar o esporte por diversas vezes, voltou a se render às braçadas na piscina assim que entrou para o Corpo de Bombeiros. “Eu nadava desde os 5 anos, comecei a competir com 6 anos, parei com 12 anos. Voltei a nadar no tempo de escola e na faculdade, mas depois parei. Voltei a nadar no Corpo de Bombeiros e agora não paro mais”, recorda.

Neste ano, o atleta já havia participado de outra competição, desta vez o Campeonato Mundial Militar, mas não foi classificado por uma posição. De lá pra cá, Baiard vinha treinando para conquistar um local de destaque no próximo campeonato. Para o ano que vem os planos são os mesmos: treinar firme para participar da próxima edição do XVI Campeonato Brasileiro de Salvamento Aquático que será realizado na Paraíba.

O bombeiro salienta que com o projeto de construção de uma piscina semi olímpica no quartel do Corpo de Bombeiros em São Miguel do Oeste, os treinamentos de natação devem ganhar novos adeptos. “Tem que ter muita persistência e estar focado no que está fazendo. A construção da piscina no quartel vai melhorar muito, vamos formar mais pessoas, com mais espaço e em um local apropriado, vamos estimular outras pessoas”, finaliza.

Fonte: WH3
AM

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...