MP descobre nova fraude do leite no norte gaúcho

O Ministério Público (MP) realiza na manhã desta quarta-feira (3) a sétima etapa da Operação Leite Compensado. Desta vez, foi descoberta a adição de água e sal no produto distribuído na Região Norte do Rio Grande do Sul. Cerca de 120 agentes, incluindo apoio do MP catarinense e da Brigada Militar, cumprem 17 mandados de prisão preventiva e 20 de busca em seis cidades da região.

Entre os envolvidos estão produtores, transportadores e funcionários dos laboratórios de dois postos de resfriamento, bem como os responsáveis por estes estabelecimentos. As amostras foram coletadas diretamente dos tanques dos caminhões que chegavam para descarregar e, também, nos tanques de duas empresas de Erechim e Jacutinga.
Alvo

De acordo com os promotores criminal Mauro Rockenbach, e do consumidor Alcindo Bastos, as prisões são de quatro produtores de leite, oito transportadores, dois donos de empresas de transporte e o responsável por um posto de resfriamento do produto, além de dois funcionários do laboratório do mesmo local.
Os postos pertencem à empresa Rempel, em Jacutinga, cujo proprietário foi detido, e a Cotrel, em Erechim. A maior parte do leite é distribuída no Rio Grande do Sul e outra vai para Santa Catarina. Além destes dois municípios, as buscas ocorrem também em Gaurama, Maximiliano de Almeida, Machadinho e Viadutos.
“É a sétima edição e o que se percebe é que não dispensam a menor consideração ao produto e ao consumidor. A questão que vale para estas pessoas é apenas o lucro, são movidas por pura ganância”, relata Rockenbach.

Os nomes das indústrias, até o momento nenhuma é alvo desta sétima etapa da investigação, ainda não foram divulgados. No fim da manhã será concedida uma coletiva à imprensa para divulgar mais detalhes da operação.
Adulteração

Rockenbach explica que novamente estão colocando água no leite para ter mais volume e assim obter mais lucro. O sal serve para mascarar a adição de água, já que produz alteração no ponto de congelamento do leite e, assim, engana a análise.
“É o que chamam de temperar o leite e temos laudos que deram positivo em relação à adulteração”, explica o promotor. Foram 62 amostras coletadas que deram positivo para a adulteração.

O MP e o Ministério da Agricultura também encontraram um pouco de soda cáustica adicionada ao produto coletado.

Fonte: CLICRBS

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...