Nova expectativa de vida reduz em 0,7% o valor das aposentadorias do INSS



Trabalhador precisa de mais dois meses de contribuição para superar a perda, diz especialista.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou hoje o resultado do estudo sobre a expectativa de vida dos brasileiros. O levantamento é usado na base da fórmula do fator previdenciário, que define o valor das novas aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A nova referência vale a partir de hoje até o dia 30 de novembro de 2017.

Houve um aumento médio na expectativa de vida de 55 dias, assim o benefício solicitado no mês de novembro, comparado com o solicitado no mês de dezembro, tem uma redução de 0,7%.

Ao solicitar em dezembro o benefício será menor, mas se o segurado aguardar e solicitar em fevereiro de 2017, por exemplo, com mais dois meses de contribuição, o segurado conseguirá voltar ao nível de benefício que teria em novembro de 2016.

O fator previdenciário é um redutor usado nos cálculos das aposentadorias quando o segurado atinge o tempo mínimo de contribuição (35 anos para o homem e 30 anos para a mulher), porém, não se encaixa a regra 85/95, que garante o valor integral. Pela regra 85/95, a soma da idade e do tempo de contribuição precisa ser igual ou superior a 85 para as mulheres e 95 para os homens.

O governo criou o fator previdenciário em 1999. Ele leva em conta a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida, que é medida anualmente em dezembro pelo IBGE. Quando maior a expectativa de vida, mais é a redução no valor da aposentadoria.

Segundo Newton Conde, atuário especializado em previdência, diretor da Conde Consultoria e professor da Fipecafi-FEA USP, a aplicação do fator previdenciário nos cálculos da aposentadoria representa uma perda acumulada, entre 1999 e 2016, de 17,7% para os homens e de 16,1% para as mulheres.

Fonte: R7
AM

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...