A prefeitura informou que a normalização da cidade deverá levar até 10 dias

Prefeitura de Florianópolis decreta emergência após ciclone subtropical

Florianópolis - A prefeitura de Florianópolis decretou Situação de Emergência na cidade após os estragos provocados pelo ciclone subtropical, com ventos de até 118 km/h, na madrugada deste domingo. O decreto deve acelerar a atuação dos órgãos municipais em atendimento aos atingidos pelo fenômeno.

No final da tarde deste domingo (4), o prefeito Cesar Souza Junior reuniu no gabinete secretários, bombeiros e Defesa Civil Municipal e Estadual. A grande preocupação de todos é orientar e alertar a população de que a cidade ainda está dentro deste evento e pode receber nas próximas horas ventos de até 60 km/h. A orientação é para que ninguém tome a iniciativa sozinho, subir em telhado ou tentar cortar árvores sem chamar a defesa civil e bombeiros.

O Secretário da Educação, Rodolfo Pinto da Luz, informou que nove unidades educacionais foram atingidas, com telhados de escolas e ginásios de esporte danificados. Conforme o prefeito, as aulas devem ser suspensas nesta segunda-feira pelo menos nessas unidades.

Já foram contabilizados mais de 200 relatos de pessoas atingidas pela ventania, com árvores caídas e destelhamentos. A expectativa da prefeitura é de que a normalização da cidade possa levar até 10 dias. Este ciclone, segundo relato das autoridades municipais reunidas neste domingo, é o maior ocorrido em pelo menos 10 anos, em Florianópolis.

A partir desta segunda-feira há uma convocação geral para a Guarda Municipal em controle do trânsito, logo no início da manhã, já que vários semáforos e placas de sinalização foram danificadas. Também estarão na rua com efetivo reforçado a Comcap, Floram,Secretaria de Obras, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil Municipal,que está atuando em conjunto com a defesa Civil Estadual.

Praticamente todos os bairros foram atingidos, principalmente com relação à falta de energia elétrica. O Sul da Ilha foi a região mais atingida.

No início da manhã, logo após o vendaval, cerca de 260 mil unidades consumidoras estavam desligadas, e 35 dos 130 alimentadores, que são os grandes canais de escoamento, também estavam desligados. Significa que um terço da cidade de Florianópolis ficou sem energia.

Neste segunda-feira, 10h, Cesar Souza Junior fará nova reunião com todos os envolvidos, em seu gabinete, para avaliar as ações já tomadas.
CONFIRA ALGUMAS FOTOS:

Fonte: DC
Publicado por LA

Fotos

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...