Imagem: Panoramio

A trajetória de 44 anos da UnC

No dia 03 de dezembro de 2014, a Universidade do Contestado está de aniversário. São 44 anos fazendo história no Ensino Superior em Santa Catarina.

Hoje a UnC é uma Instituição consolidada nas áreas do Ensino, da Pesquisa e da Extensão e já colocou no mercado de trabalho mais de 26 mil diplomados. Com seis campi distribuídos nos municípios de Canoinhas, Concórdia, Curitibanos, Mafra, Porto União e Rio Negrinho, a UnC conta com 10.600 acadêmicos em diversas áreas do conhecimento.

A Universidade do Contestado é sucessora de instituições criadas pelos seus municípios por lei municipal: Canoinhas - Fundação das Escolas do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC) em 07.12.70; Caçador - Fundação Educacional do Alto Vale do Rio do Peixe (FEARPE) em 23.09.71; Mafra - Fundação Universitária do Norte Catarinense (FUNORTE) em 04.11.71; Concórdia - Fundação Educacional do Alto Uruguai Catarinense (FEAUC) em 09.04.76; Curitibanos - Fundação Educacional do Planalto Central Catarinense (FEPLAC), em 24.06.76.

Um dos passos mais importantes para tornar-se Universidade foi o protocolo da Carta-Consulta junto ao Conselho Federal de Educação, com pedido de autorização do funcionamento da Universidade do Contestado. A partir de então, uma Comissão de Consultoria foi composta pelos professores Zilma Gomes Parente de Barros, Dolores Ruth Simões de Almeida e Ignácio Ricken para verificação “in loco” das condições existentes nas cinco Fundações Educacionais e reelaboração da Carta-Consulta à luz do Parecer 642/90/Conselho Federal de Educação.

Após visitar as cidades de Concórdia, Canoinhas, Mafra, Curitibanos e Caçador para avaliação do pleito com as lideranças da região e com os dirigentes das IES, a Comissão de Consultoria recomendou a continuidade da tramitação do processo de criação da UnC, pela via da autorização.

Em 30 de janeiro de 1991, o Conselho Federal de Educação, pelo Parecer nº 41/91, acolheu a Carta-Consulta, com vistas à criação, pela via da autorização, da Universidade do Contestado. Novamente uma comissão foi constituída e os professores Dolores Ruth Simões de Almeida, da UFSC, Lauro Ribas Zimmer, da Universidade Estácio de Sá/RJ e Ignácio Ricken, da Universidade do Estado de Santa Catarina, acompanharam o processo de implantação da Universidade com vistas ao seu reconhecimento previsto para um mínimo de três e um máximo de cinco anos, pela via da autorização.

Com base nas observações feitas, nas constatações “in loco”, na elaboração clara e coerente do Projeto de Universidade e cumprimento da legislação e das normas específicas do CFE que regiam a matéria, a Comissão de Acompanhamento recomendou a aprovação do Projeto de Universidade da UnC. Este projeto foi aprovado pelo Parecer nº 589/91-CFE, em 6 de novembro de 1991, homologado pelo Ministério da Educação e publicado no Diário Oficial da União em 6/05/92, sem, no entanto, poder utilizar o nome de Universidade.

Em 21 de outubro de 1997, o Conselho Estadual de Educação reconheceu a instituição como Universidade do Contestado, através da Resolução 42/97-CEE, e publicação no Diário Oficial de 03/12/1997 (Parecer 246/97-CEE).


Fonte: Camila Candeia Paz Fachi
UNC

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...