Pesquisa busca localizar petróleo e gás natural no Extremo Oeste

A frota com 10 caminhões vibradores está na região Extremo Oeste para a pesquisa. Nesta quarta-feira, 12, os equipamentos ficaram concentrados na BR-163, nas Linhas Derrubada e Santo Antonio, em São José do Cedro.

Eles estiveram há duas semanas concentrados nas proximidades do trevo de Idamar, na BR-163, em Dionísio Cerqueira e Barracão, para o mesmo procedimento.

Os veículos são de uma empresa contratada pela Agência Nacional do Petróleo para realização da pesquisa sísmica na região.

A intenção é conhecer as camadas de rochas existentes embaixo da terra. Para coletar os dados, usam-se caminhões vibradores que possuem equipamentos especiais capazes de gerar ondas sonoras que penetram no subsolo.

Essas ondas geram imagens parecidas com um ultrassom. A pesquisa possibilita avaliar se a configuração geológica é favorável à geração de petróleo ou de gás natural e não é nociva ao meio ambiente. Porém, a pesquisa sísmica não é suficiente. Somente a perfuração de poços é capaz de comprovar a existência de petróleo.

Assim que o trabalho de coleta de dados encerrar, as informações serão processadas e entregues à empresa ANP até o segundo semestre de 2017.

O pedido é que os motoristas que trafegam na região tenham cautela, porque os caminhões bloqueiam o trecho durante os trabalhos, gerando filas de congestionamento.

Fonte: Kelly Figueiró/Portal Peperi
AM

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...