Bombeiro encontra bebê que ajudou a salvar por telefone em São José



O sono tranquilo do bebê Estevão de Oliveira, de 22 dias, nem de perto lembra o susto que a família do bairro Serraria, em São José, passou na noite de terça-feira, dia 17, quando ele se afogou após mamar. Ao ligar para os Bombeiros desesperada, a mãe Eva de Oliveira recebeu a orientação do soldado Roberto de Oliveira Ayres, que com tranquilidade conseguiu explicar os procedimentos que foram feitos por ela, pela avó e uma vizinha, salvando a vida do bebê.

Na manhã desta quinta-feira, Estevão e Eva encontraram para agradecer pessoalmente o bombeiro, que a mãe considera seu herói:

— Não tenho palavras para a agradecer. Se ele não tivesse tido calma a gente não ia conseguir fazer, porque na hora dá um desespero muito grande, a gente não consegue nem ouvir direito. Graças a Deus agora meu filho está muito bem, mas foi um susto muito grande. Ele precisou ir pro hospital, mas só por garantia — disse a mãe.

Eva conta que tinha dado de mamar ao filho naquela noite. Ele chegou a arrotar, mas momentos depois, por volta das 21h45min, o bebê vomitou e começou ficar roxo, sem conseguir respirar:

— Na hora eu fiquei desesperada, liguei pros Bombeiros pra eles mandarem uma ambulância, quando ele começou a me explicar o que fazer. Minha mãe e minha cunhada também estavam junto, mas todo mundo ficou nervoso e uma vizinha chegou para ajudar. A gente foi fazendo o que ele pedia, mas não melhorava, até que a vizinha conseguiu e ele chorou — recorda.

O soldado Ayres, que também é pai de um recém-nascido de 47 dias, conta que percebeu o desespero da mãe e pensou no próprio filho, mas conseguiu manter a calma para passar a orientação, ao mesmo tempo em que acionou a viatura para ir até a residência:

— Eu vi que ela estava muito nervosa, pedi para colocar no viva voz e fui insistindo para que ela repetisse o procedimento, falando para fazer até que o bebê começasse a chorar, pois sabia que era o sinal que estava respirando. Todos que estavam ao meu redor foram acompanhando, e comemoramos na hora que ouvimos o choro de bebê — recorda.

Procedimento

O tenente-coronel Helton Zeferino, do Corpo de Bombeiros, explica que este tipo acontecimento é comum, e pode acontecer em duas situações: no momento da amamentação o bebê pode puxar a respiração, e parte desse líquido pode entrar na via aérea, e isso acaba causando engasgamento na criança. No caso que aconteceu com o Estevão, ele já tinha se alimentado, entra grande quantidade ar no estômago, ele precisa fazer o movimento de arroto para que esse ar seja liberado. Quando ele faz esse movimento de arroto, parte desse líquido retorna para o trato digestório e acaba obstruindo as vias aéreas.

— O importante é manter a calma nesse momento, perceber se a criança tem sinais indicativos que ela está com dificuldade de respirar. A criança não vai estar conseguindo tossir, o choro é muito baixinho, fica com a região dos lábios arroxeada ou azulada, e nesse momento é preciso fazer algumas manobras.

A orientação é apoiar a criança no antebraço, com a mão no rosto. Com a mão, dê tapas nas costas no bebê com força mediana, até que expulse o objeto ou líquido que causa o engasgamento. Em algumas situações, é necessário fazer um outro procedimento, virando o bebê de frente no antebraço, e com dois dedos fazer cinco compressões no meio do tórax.

— Esse procedimento pode ser repetido várias vezes, até que a criança volte a chorar. Esta é uma manobra que salva vidas e dá tempo até que nossas equipes consigam chegar ao local da emergência — enfatiza Zeferino.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE
AM

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...