Piratuba fez trabalho preventivo. Imagem: entnemdept

Santa Catarina preparada para enfrentar a Febre do Chikungunya.

A Secretaria de Estado da Saúde através do Dive, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica lançou nos últimos dias uma nota de alerta, frente aos casos de Febre do Chikungunya espalhados em alguns estados do país.
Segundo o órgão, em todo o estado 76 municípios registraram focos do mosquito Aedes Aegypti.

Já o primo do mosquito, o Aedes Albopictus tem foco em 184 cidades do Estado. Com isso, a DIVE alerta aos municípios que o risco de circulação da doença em modo autóctone não está descartado. Isto por que, foram registrado casos de Dengue com transmissão em Santa Catarina, na cidade de Itajaí.

Protocolo adotado pelo Estado

Como Santa Catarina ainda não registrou casos, a Secretaria de Saúde do Estado e a DIVE orientaram as Vigilâncias Epidemiológicas para as seguintes medidas:

Pessoa com febre maior de 38,5°C e artralgia ou artrite intensa, de início súbito, não explicada por outras condições, sendo residente ou tendo visitado áreas endêmicas ou epidêmicas até duas semanas antes do início dos sintomas.

Todo Caso suspeito deve ser notificado em no máximo 24 horas via contato telefônico a partir da suspeita inicial para a Vigilância do Município, Gerência Regional de Saúde e também para a DIVE.

Piratuba realizou trabalho preventivo

Em todo o estado dos dias 05 ao dia 10 de Dezembro foi realizada em cidades selecionadas um trabalho de campo, com coleta de amostras para possível identificação de focos dos mosquitos Aedes Aegypti e Albopictus.

Segundo o responsável pela Vigilância Epidemiológica de Piratuba, Soeliton de Oliveira, Piratuba foi uma destas cidades selecionadas para o trabalho de coleta e identificação. No total, foram 15 quarteirões selecionados. O trabalho foi realizado casa a casa, as coletas enviadas a Regional de Saúde de Concórdia e as Agentes de Saúde deram o auxílio para a ação.

Segundo Soeliton, a situação no Município é tranqüila tendo em vista que não há a ocorrência de casos confirmados ou pessoas infectadas com a doença. Como o Aedes Albopictus foi registrado em 184 cidades do Estado, em Piratuba não é diferente.

Ainda segundo Oliveira, nenhum foco do mosquito Aedes Aegypti foi encontrado no ano de 2014 em Piratuba.

Fonte: Rádio Piratuba

Outras Notícias

OAB/SC alerta para golpes de criminosos que se passam por advogados(as)

Infelizmente a advocacia é frequentemente alvo de fraudes e estelionatos contra clientes e contra escritórios. A Orde...

Município de Ipira repassa 30 mil reais para a Associação Ipirense de Karatê

O município de Ipira e a Associação Ipirense de Karatê celebraram, no dia 16 de abril, termo de colaboração. O docume...

Corpo de Bombeiros realiza a formatura de três turmas do projeto golfinho

Três turmas, sendo uma de Piratuba, outra de Ipira e uma de Peritiba, se formaram no programa Projeto Golfinho, de in...

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...