São Francisco de Paula tem duas mortes e ao menos 10 desaparecidos após vendaval

Quatro bairros foram destruídos, dezenas de casas foram atingidas, além de ginásios e escola, e centenas de árvores caíram.
Quatro bairros foram destruídos, dezenas de casas foram atingidas, além de ginásios e escola, e centenas de árvores caíram.

O forte vendaval que atingiu São Francisco de Paula, na Serra, no início da manhã deste domingo, matou pelo menos duas pessoas — uma criança e um adulto — outras 10 estão desaparecidas e há dezenas de feridos. A informação foi confirmada pela Defesa Civil municipal e pelo prefeito Marcos Aguzzoli em entrevista à Rádio Gaúcha:

— "Quatro bairro inteiros praticamente destruídos. Tem poste de alta e de baixa tensão no chão, ginásios colégios, casas e casas e casas, dezenas e dezenas de casas totalmente destruídas. Estamos sem luz e logo vai faltar água também"— relatou Aguzzoli.

O número de atingidos e de vítimas pode aumentar, pois há lugares que a prefeitura não consegue chegar. A criança e o homem, cujos nomes não foram divulgados, estariam próximos quando foram atingidos.
— Os moradores que vieram a falecer, moravam perto de uma escola. O ginásio dessa escola atingiu a escola e o prédio da escola caiu em cima da casa. Foi algo muito ligeiro, imprevisível — contou o coordenador da Defesa Civil local, Maurício Borges.

Ainda conforme ele, a equipe de socorristas não havia conseguido chegar ao local por conta da queda de árvores. Funcionários de madeireiras foram acionados para ajudar com motosserras para ajudar a cortar principlamente pinheiros para dar acesso ao local.

O município está com pouca quantidade de lona e está pedindo ajuda de municípios vizinhos. Escolas e ginásios que não foram danificados estão recebendo moradores que tiveram as casas atingidas. O total de pessoas abrigadas ainda não foi apurado.

A dimensão do fenômeno que atingiu a cidade ainda está sendo calculada. Há 15 anos, São Francisco de Paula foi atingida por um tornado e, segundo o prefeito, guarda semelhanças com o temporal desta manhã. Conforme ele, os estragos são superiores:
— É 10 vezes maior do que aquele — disse Aguzzoli.

Fonte: AU ONLINE
AM

Outras Notícias

Correios abre inscrições para o 53º Concurso Internacional de Cartas na quarta

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil podem realizar, a partir da próxima quarta-feira (21), as inscrições par...

SÃO CARLOS RECEBE A SEGUNDA EDIÇÃO DO RALLY TERRA VERDE

São Carlos – a cerca de 240km de São Paulo –, volta a ser a cidade do automobilismo off-road. Importante polo industr...

GOVERNO REVOGA PORTARIA SOBRE TRABALHO DO COMÉRCIO NOS FERIADOS

O Ministério do Trabalho e Emprego irá revogar a portaria 3.566, publicada na semana passada, que retomava a necessid...

ARTISTA DE CIRCO MORRE APÓS QUEDA DE MOTO EM TREINO RADICAL EM GO

Em Senador Canedo (GO), um artista de circo morreu após sofrer uma queda de moto durante o treino de manobras radicai...