Análise não indica risco à saúde em produtos recolhidos de frigoríficos, diz ministro

Laudos concluídos até agora são das 3 fábricas que haviam sido interditadas inicialmente. Ao todo, 6 unidades foram fechadas pelo governo.

O Ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou nesta segunda-feira (27) que o ministério recolheu em 22 estados 174 amostras em 21 frigoríficos investigados na Operação Carne Fraca.

Dessas 174, os laudos de 12, cujo resultado já é conhecido, não indicaram risco para os consumidores, afirmou Maggi. Esses laudos referem-se às unidades de Curitiba-PR e Jaraguá do Sul-SC da Peccin e da unidade de Mineiros-GO da BRF, informou a assessoria do ministério.

“Temos 12 laudos que já temos confirmação e, desses, 12 nenhum apresenta qualquer perigo ao consumo humano das mercadorias que foram coletadas”, disse o ministro Blairo Maggi em coletiva de imprensa.

Segundo o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luís Eduardo Rangel, as mercadorias das seis unidades interditadas de cinco empresas estão recolhidas e não podem ser vendidas. O ministério fará análise dessas mercadorias e a venda só será liberada com laudo indicando que não há problema com os produtos.

Das três unidades cuja interdição foi anunciada nesta segunda-feira, uma trabalha com farinha de osso, uma com lácteos e outra com produtos embutidos. Segundo o ministro, um dos problemas encontrados no frigorífico Souza Ramos, que produz salsicha, foi percentual de amido de milho maior que o permitido.

No frigorifico Fabrica de Farinha de Carne Castro, que produz farinha usada para fabricar ração, foi verificada mercadoria fora do prazo, e o frigorífico SSPMA foi interditado por dificultar a fiscalização, informou Maggi.

“Quando o fiscal chegou lá não havia ninguém para recebê-lo. Eles fecharam a planta e ninguém ficou para atender o fiscal”, disse. O SSPMA produz leite e produtos de leite.

Nesta segunda-feira, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, determinou recall das carnes da empresa Peccin. Na sexta (24), a secretaria já havia determinado a retirada dos supermercados das carnes produzidas na unidade da Peccin de Curitiba-PR (SIF 2155); da unidade de Colombo-PR, da Souza Ramos (SIF 4040). e da unidade de Balsa Nova-PR, da Transmeat (SIF 2155).

Antes de conceder a entrevista, Maggi se reuniu com os 27 superintendentes do ministério nos estados e no Distrito Federal – destes, informou, 17 são indicações políticas e 10 servidores de carreira.

O que dizem as empresas
O dono da Farinha de Carnes Castro, Valdemar Lima de Castro, disse que identificou nove cabeças de gado fora dos padrões exigidos pelo Ministério da Agricultura em seu frigorífico, o que causou a interdição.

Segundo ele, porém, a culpa é da empresa que lhe forneceu as peças, cujo nome não foi revelado. Castro disse que o problema verificado na empresa é "muito pequeno" e não deveria causar uma interdição. Para ele, uma notificação ou uma multa seriam suficientes.

Castro afirmou que já está tomando as providências para que o frigorífico seja reaberto e para que o problema não se repita.
A Industria de Laticínios SSPMA Ltda informou que "é reconhecida por produzir há mais de 20 anos produtos de qualidade no mercado brasileiro de queijos". A empresa alega perseguição e diz que a interdição "não se justifica."

"No ano passado, infelizmente, [o SSPMA] passou a ser perseguido de forma abusiva e arbitrária por fiscais inescrupulosos. A interdição não se justifica, pois nossa produção atende a todas as certificações e padrões de qualidade e segurança de alimentos, absolutamente dentro dos padrões exigidos pela legislação", informou em nota

"A Empresa tem certeza que tudo isso será demonstrado durante as investigações e pede o rápido esclarecimento dos fatos", completou.


Fonte: WH3
A.M

Outras Notícias

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em Ipira

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba chega a 21 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou mais cinco casos de dengue em Piratuba, elevando para 21 ...

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...