1º Encontro Catarinense de Resgate Veicular acontecerá neste mês em Joaçaba e Herval

Seguem a todo vapor os preparativos para o 1º Encontro Catarinense de Resgate Veicular – Seletiva para o Desafio Mundial de Resgate. No último sábado, dia 1º de abril, foi realizado um workshop para formação dos bombeiros que atuarão como vítimas durante as manobras de Resgate Veicular. Foram capacitadas 16 (dezesseis) vítimas, oriundas de Joaçaba, Água Doce, Piratuba e Concórdia, as quais terão papel preponderamente nas avaliações do atendimento pré-hospitalar prestado pelas guarnições-equipes. A instrução foi ministrada pelo 2ºTen BM Lazarin de Joaçaba e pelo 3º Sgt BM Aurélio de Capinzal.

Já nos dias 4 e 5 de abril aconteceu o processo de descontaminação dos 40 (quarenta) veículos que farão parte das manobras, provenientes de doação realizada pela Delegacia da Receita Federal de Joaçaba. Conforme preconizada a Organização Mundial de Resgate, o processo consistiu na retirada de todo o combustível e óleo do motor do veículos, com o objetivo de dar um destino correto aos referidos resíduos, preservando o meio-ambiente, a integridade do local das provas e a segurança de todos os envolvidos na competição. Foram retirados aproximadamente 400 litros de combustível e 200 litros de óleo.

Saiba mais sobre o 1º Encontro Catarinense de Resgate Veicular

Nos dias 20, 21 e 22 de abril, Joaçaba e Herval D’Oeste sediarão a etapa estadual do maior evento mundial internacional de resgate e salvamento em ambiente simulado. As provas do evento denominado Desafio Mundial de Resgate (World Rescue Challenge) objetivam integrar bombeiros e demais profissionais que atuam na resposta a urgências e emergências, incentivando o treinamento e aperfeiçoamento para o enfrentamento de situações reais. Serão realizadas duas manobras durante a Seletiva Estadual, sendo:

a) Manobra Standard: prova em que o cenário-acidente envolve dois veículos e uma vítima presa nas ferragens. As equipes terão 20 (vinte) minutos para realizar o atendimento.

b) Manobra Complexa: prova em que o cenário-acidente envolve dois veículos e duas vítimas presas nas ferragens. As equipes terão 30 (trinta) minutos para realizar o atendimento.

Ao todo, 20 (vinte) equipes participarão desta primeira edição realizada em território catarinense, oriundas das seguintes regiões:

Equipe 1ºBBM: Florianópolis; Equipe 2ºBBM: Curitibanos; Equipe 3ºBBM: Blumenau; Equipe 4ºBBM: Criciúma; Equipe 5ºBBM:Lages; Equipe 6ºBBM:Chapecó; Equipe 7ºBBM: Itajaí; Equipe 8ºBBM: Tubarão; Equipe 9ºBBM: Canoinhas; Equipe 10ºBBM: São José; Equipes 11ºBBM: Joaçaba (Alpha) e Herval D’Oeste (Bravo); Equipe 12ºBBM:São Miguel D’Oeste; Equipe 14ºBBM: Xanxerê; Equipes Bombeiros Voluntários de Concórdia: Alpha e Bravo; Equipe Bombeiros Voluntários de Caçador; Equipe Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul; Equipe Bombeiros Voluntários de Ascurra; Equipe Bombeiros Voluntários de Guaramirim.

Os árbitros da Seletiva Estadual para o Desafio Mundial de Resgate são provenientes do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Até o presente momento, o Corpo de Bombeiros Militar conta com os seguintes apoiadores:

Portal Éder Luiz, Andrade Materiais de Construção, Ansell-Hércules, Scherer Auto-Peças. Grupo Medal, SOSSul, Resgatécnica, CDL Joaçaba, AutoShow Joaçaba, Receita Federal do Brasil, Mecânica Trevo, Hotel Jaraguá, Specht, Automatic, Pioneiro Baterias, Bernardi Serviços, Aço e Ferro Joaçaba, Sul-Metais Alumínios, Elevacar, Laboratório Pasteur, Vicini Pneus, Mecânica Schneider e Bernardi e Ferro Velho Só Avista.

EDER LUIZ
A.M

Fotos

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...