Em vídeo, capivaras e filhotes atravessam na faixa de pedestres para fugir de alagamento em SC

Animais saíram da margem do Rio Itajaí-Mirim, em Brusque, após chuvas fortes.

Uma família de capivaras parou o trânsito em Brusque, no Vale do Itajaí, na segunda-feira (5). Doze animais, entre capivaras adultas e filhotes, atravessar a Avenida Arno Carlos Gracher, como mostrou o Jornal do Almoço.

Conforme a biológa da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), Deise Nara Schafer, em Brusque é comum capivaras viveram às margens do Rio Itajaí-Mirim, que corta a cidade.

"Elas apareceram perto da Ponte dos Bombeiros, o grupo provavelmente atravessou a rua por causa da enchente, que deixou a margem alagada. Não deixa de ser uma forma de se proteger", disse Deise.

O número grande de animais na cidade, segundo a bióloga, ocorre pela falta de predadores naturais, como onças. A Fundema não possui um balanço oficial de capivaras no município.

Situação em SC
Em Rio do Sul, 20 dos 25 bairros estão alagados. Os motoristas da cidade enfrentam quase que um labirinto para percorrer as ruas, que têm muitos pontos de alagamentos.

“Por enquanto a gente consegue passar em algumas ruas para poder ir no mercado, que só tem um mercado aberto em Rio do Sul. Agora se o rio subir mais, aí ninguém passa, vai trancar tudo”, diz o aposentado Eduardo Anjos.

Em poucas horas, o número de afetados pela chuva em Santa Catarina passou de 10,1 mil para 27,6 mil. De acordo com a Defesa Civil, o aumento rápido ocorreu na madrugada desta terça-feira (6) "não só pelo excesso de chuva, mas também porque o solo já está encharcado e os rios estão cheios".

Fonte: G1
A;M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...