Thor, da raça pastor holandês, tem um desempenho acima da média em seis funções diferentes.

Cão de SC é o 1º no Brasil a receber certificação internacional em treinamento avançado

Xanxerê - Aos dois anos, Thor se tornou o primeiro cão do Brasil a receber a certificação internacional Mantrailing nível 2. O animal atua na Polícia Militar de Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina.
"Ele já fez busca e resgate com sucesso, capturou agentes foragidos. Tem mais de 20 flagrantes de tráfico de entorpecentes. Já achou muitas armas. Fizemos intervenção em presídio. Já trabalhamos em praças esportivas, em jogos de futebol. Enfim, vários eventos", conta o soldado Edemar Luiz da Silva, adestrador do canil da PM em Xanxerê.
Com um currículo extenso, Thor, da raça pastor holandês, tem um desempenho acima da média em seis funções diferentes.
"Geralmente, um cão de trabalho é aplicado em duas ou no máximo em três modalidades de trabalho. E o Thor eu consegui certificar em todas as modalidades de trabalho", orgulha-se Silva.
Durante o evento de certificação, Thor foi submetido a provas de Mantrailing de nível 1 e 2 e teve um rendimento superior a 90% nas duas modalidades e testes, com isso, se tornou o primeiro cão brasileiro a conquistar os dois níveis de certificação.

A reportagem da RBS TV fez um teste com o Thor, exibida no RBS Notícias de sábado (17), onde o cão, pelo cheiro, encontrou uma pessoa que estava no quarto andar de um prédio, a uma quadra de distância.

Ele sentiu o cheiro deixado no pedaço de gaze, e com o comando do adestrador seguiu o rastro, passando de andar por andar, até o destino final.
"Thor é um cão diferenciado, pois não é utilizado apenas para duplo emprego, mas sim para múltiplos empregos, estando apto a realizar trabalhos de guarda, patrulhamento urbano, buscas de armas, buscas de entorpecentes, além de buscas e resgate de desaparecidos", diz Silva.

Fonte: G1 SC

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...