Previsão de neve na Serra de SC chama atenção de turistas

Frio de até -5ºC na segunda pode trazer neve para cidades da região serrana.

Depois de atingir Santiago, no Chile, a neve pode chegar à Serra catarinense nesta segunda-feira (17). Os hotéis de São Joaquim, por exemplo, estão lotados desde quinta-feira (13), quando foi divulgada a previsão de frio intenso.

“A massa de ar frio que atingiu Santiago e chegará a SC é a mesma, mas, é claro, serão os mecanismos regionais que vão determinar a proporção do fenômeno. Não podemos dizer que terá a mesma intensidade, são situações distintas”, ponderou Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia.

Temperaturas negativas
De acordo com a Epagri/Ciram, em São Joaquim, as temperaturas devem ficar entre -5°C e 4°C nesta segunda. Em Urupema, os termômetros devem marcar -3°C.

“Junto com um sistema de chuva, vem uma intensa massa de ar frio polar, no amanhecer de segunda, mas as menores temperaturas nesse dia deverão ocorrer à noite. Se nada mudar, há chance de neve na Serra ao longo do dia”, afirmou Puchalski.

Diversão e alerta
Um evento raro no inverno brasileiro, a neve atrai turistas sobretudo do sudeste do país.

"Estamos recebendo telefonemas desde quinta, mas não temos mais condições de receber ninguém, está tudo lotado. Quando a neve chega, o pessoal vai para rua, brinca na praça, faz boneco de neve, por um lado é muito agradável, mas por outro há perigos", alertou o diretor de hotel Ivanildo Barros.

A Polícia Militar Rodoviária se apressou em divulgar neste domingo (16) orientações aos motoristas para o tráfego em segurança em caso de neve ou gelo sobre a pista.

“Planeje com antecedência a viagem e evite sair à noite, já que a visibilidade deve estar comprometida. Dirija em velocidade reduzida.

Quando ligar o carro, limpe o excesso de neve que estiver no capô e vidros. Ao visualizar gelo sobre a pista, não prossiga”, recomendou a corporação.

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...