Audiência debate modelo de gestão do SAMU

A possível integração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM-SC), proposta que vem sendo estudada pelo governo do Estado, esteve no centro dos debates realizados em uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.
Para o deputado Neodi Saretta, presidente da Comissão de Saúde, o Samu é essencial para Santa Catarina e para a sociedade, e há uma preocupação sobre a mudança nas centrais de regulação, no novo modelo de gestão. "Queremos que estas propostas sejam colocadas de forma clara e que tenha a ampla participação da comunidade."
O Samu possui atualmente 8 centrais de regulação, 96 unidades de suporte básico e 23 de suporte avançado, além de duas unidades helicópteros e um avião. Somente no último ano foram prestados 324 mil atendimentos.
Já a gestão do serviço é de responsabilidade das prefeituras e a operacionalização dos serviços, pela organização social Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Os servidores do Samu são contra a proposta de integração do Samu aos Bombeiros. Para eles essa proposta tem vários problemas, por isso pedem que o governo reveja sua decisão. Presente à audiência, a superintendente de Serviços Especializados e Regulação da SES, Karen Cristina Leopoldo, afirmou que o governo passou os últimos seis meses preparando uma proposta para o Samu, mas que não há planos de transferir os atendimentos prestados pelo órgão. “A parceria que está sendo estudada é no sentido de somar esforços para trabalharmos juntos, visto que as duas instituições atuam no atendimento hospitalar, mas em nenhum momento a proposta é substitutiva. São processos de trabalhos distintos e que serão preservados.”

O evento aconteceu no Palácio Barriga Verde, e reuniu profissionais da área da saúde, representantes de órgãos públicos, dirigentes de entidades de classe e lideranças políticas.


Susana Rigo
Assessoria de Imprensa do deputado Neodi Saretta
A.M

Fotos

Outras Notícias

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...

Piratuba chega a 16 confirmações por dengue neste ano

A DIVE liberou mais três resultados positivos, elevando para 16 o total de casos de dengue confirmados em Piratuba ne...

Dia D leva 115 mil pessoas aos postos de Saúde em Santa Catarina e cobertura vacinal contra a gripe atinge 20%

O último sábado, 13, foi marcado pelo Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe. Data em que todos os 295 municíp...

Sobe para 13 o número de casos de dengue em Piratuba

Subiu para 13 o total de casos confirmados de dengue em Piratuba. O novo resultado positivo foi acrescentado pela DIV...