Confira os alimentos que devem ser incluídos no seu dia-a-dia

Nutricionista lista alimentos que não podem faltar no seu cardápio do dia a dia para quem busca uma vida saudável

A Alimentação se tornou uma grande preocupação nos dias atuais, pois a mesma pode ser a porta de entrada para prevenir várias doenças através de substâncias específicas que alguns alimentos possuem. Por isso, cientistas do mundo inteiro estão pesquisando o que cada componente dos alimentos traz de benefícios à saúde.

A Nutricionista Deyse Thaíse Burin de São Miguel do Oeste afirma que é possível sim, ter determinação e buscar mudança alimentar para melhor. Desta forma, ela cita que investir em legumes, verduras e frutas é a chave para uma vida mais saudável e deixar para traz excessos de frituras, industrializados e tudo o que faz mal.

“Uma nutrição adequada traz inúmeros benefícios como: diminuição do estresse e ansiedade, previne o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, evita o ganho de peso e a obesidade, melhora o sono e a libido, além da disposição ser muito melhor pode-se afirmar que a pessoa vive mais feliz, pois melhora a autoestima estando satisfeita consigo mesma, isto sim é qualidade de vida”, salienta.

Veja agora alguns dos alimentos que não podem faltar no seu cardápio:

1 - Azeite de oliva: tem demonstrado benefícios na diminuição de doenças do coração. O ideal é consumir uma colher de sopa no almoço e outra no jantar. Dica: deve ser extra virgem, estar em garrafa escura e ter acidez máxima de 0,5 % (jamais aquecer o azeite, deve ser consumido cru em saladas ou alimentos já prontos).

2 – Alho: apresenta propriedades antibióticas e anti-hipertensivas devido a presença da alicina que também vem sendo muito estudada como preventivo para o câncer. Dica: consumir cru, pois perde parte da propriedade após aquecido. A sugestão é adicionar alho (pastinha) dentro do azeite de oliva, pois a alicina é liberada para o azeite que como já foi dito deve ser consumido sem aquecer.

3 – Aveia em flocos: grande quantidade de fibras (betaglucanas) que aumentam tempo de digestão do alimento, aumentam a saciedade e “parece” que diminuem a absorção de gordura e açúcardurante a digestão dos alimentos. Dica: o ideal é consumir 3 colheres de sopa ao longo do dia.

4 – Cacau: tem ação antioxidante devido aos flavonóides, além de outras propriedades que ajudam melhorar o humor. A forma encontrada para consumo é o chocolate amargo com mínimo de 70% cacau ou o pó. Dica: 2 quadradinhos podem ser consumidos ao dia (15 gr).

5 – Folhas verde-escuras (agrião, rúcula, couve...): além de serem ricas em fibras, vitaminas e minerais possuem fitoesteróis que ajudam na eliminação de toxinas e prevenção de doenças. Dica: é interessante picar as folhas para consumir, pois ativa a substância benéfica e quanto mais amarga melhor porque possui mais fitoesteróis.

6 – Iogurtes (Kefir/Próbioticos): devido a presença de micro-organismos vivos como os lactobacilos que agem na flora intestinal, prevenindo constipação e melhorando a imunidade em geral devido a melhor absorção de nutrientes.

7 – Linhaça: possui gorduras boas e ômega-3 e 6 auxiliando na redução de dislipidemias. Dica: deve-se utilizar triturada adicionando nos alimentos como frutas, iogurtes, saladas. Após triturada tem validade por 3 dias.

8 – Oleaginosas (castanhas do Pará e caju, amêndoas, avelãs, nozes) e Sementes (girassol, gergelim, abóbora): possuem gorduras boas poli-insaturadas e grande quantidade de Vitamina E. Dica: consumir sempre “cruas”, não podem ser torradas e nem salgadas.

9 – Ovo: possui a propriedade chamada Colina que estimula ações cerebrais como concentração e memória. Dica: quanto menos cozido for o ovo menor sua formação de gases durante a digestão.

10 – Tomate: possui licopeno que está ligado a redução do risco de câncer de próstata e antioxidantes que “sugerem” retardar o envelhecimento. Dica: presente em maior quantidade na casca do fruto maduro e para ser melhor absorvido pelo organismo deve ser aquecido (forma de molho).

11 – Vinho tinto seco ou suco de uva integral: são ricos em resveratrol, substância que previne o envelhecimento das células e pode contribuir para melhora do colesterol ruim. Indica-se (para adultos saudáveis) 150 ml de vinho ao dia. Dica: o vinho das uvas PinotNoir e Merlot são os que possuem maior quantidade do resveratrol, o qual também pode ser encontrado na forma de cápsulas.

12 – Água: hidratar, eliminar toxinas e funcionamento intestinal (quantidade dia: 0,035 litro por quilo de peso corporal, Exemplo: individuo com 52 kg X 0,035 = 1,820 Litro de água/dia).

“Agora com estas orientações é só colocar em prática tudo que aprendeu e incluir os alimentos do bem na sua rotina! Ficou fácil se alimentar melhor, pois você sabe exatamente o que é fundamental para sua saúde. Mas atenção: Não esqueça qual a forma correta de uso (ou preparo) dos mesmos para ter suas propriedades realmente utilizadas pelo seu corpo”.



Fonte: WH3
A.M

Outras Notícias

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...

Piratuba chega a 16 confirmações por dengue neste ano

A DIVE liberou mais três resultados positivos, elevando para 16 o total de casos de dengue confirmados em Piratuba ne...

Dia D leva 115 mil pessoas aos postos de Saúde em Santa Catarina e cobertura vacinal contra a gripe atinge 20%

O último sábado, 13, foi marcado pelo Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe. Data em que todos os 295 municíp...

Sobe para 13 o número de casos de dengue em Piratuba

Subiu para 13 o total de casos confirmados de dengue em Piratuba. O novo resultado positivo foi acrescentado pela DIV...