Câmara do Movimento Santa Catarina pela Educação apresenta ações em encontro da regional

Membros debateram educação de jovens e adultos. Além de conheceram cases do Siticom e da Scherer.

A Regional Centro Oeste da Fiesc promoveu nesta segunda-feira (25), a terceira reunião de atividades da Câmara Regional Movimento Santa Catarina Pela Educação, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), no Sesc de Joaçaba.

Os membros da Câmara Regional conheceram boas práticas de empresas, apresentaram os encaminhamentos do Curso Online para professores e acompanhara os resultados do Workshop Conexão Jovem 2017, Campanha Eja e indicadores das ações desenvolvidas na região.

O encontro também proporcionou o conhecimento de cases do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Joaçaba (Siticom) e da Scherer. E o foco principal foi a discussão a respeito da educação de jovens e adultos.

O presidente do Siticom, Pedro Nogueira, apresentou ações que fizeram melhorar índices da escolarização dos trabalhadores na educação básica, por meio da metodologia de Educação de Jovens e Adultos do Sesi. "O projeto adere aos propósitos do Movimento e ainda está aliado a Aliança Saúde e Competitividade. As empresas abriram as portas e também deram oportunidade para os trabalhadores voltarem aos bancos escolares".

Ainda destacou o Concurso de desenho e redação promovido pela entidade, com a participação de 7mil estudantes de 25 escolas públicas de Joaçaba, Herval d' Oeste e Luzerna. Com o tema "Trabalho Seguro", o concurso teve a parceria da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador, TRT/SC e demais parceiros. Foram premiadas 13 categorias com eletrônicos doado pela Receita Federal e outros presentes.

Pedro salientou que neste ano a entidade completa 40 anos e diversas atividades estão sendo realizadas. Entre ela o diálogo com a sociedade e Câmaras de Vereadores, promoção de curso de Educação Financeira aos trabalhadores, participação na Corrida do Bem, lançamento da Cartilha Educativa para implantação de segurança nos canteiros de obra e culmina com a participação do Cultura na Praça, e lançamento do CD "Cantando com o Segurito" que ocorre no dia 30 de setembro na Praça de Herval d' Oeste, das 14h às 17h.

Outro case apresentado aos membros, foi do Centro de Treinamento da Scherer. Construído há cerca de um ano, foi responsável por capacitar mais de 1500 mecânicos da região. Conforme Eduardo Scherer o espaço possui 400 metros quadrados e apresenta cursos voltados a evolução automatizada, motores híbridos, automáticos, motor, caixa, freios entre outros. Com aulas teóricas e práticas. "A empresa está preocupada em treinar tanto colaboradores quanto clientes, promovendo a sustentabilidade de toda cadeira produtiva, com capacitações e treinamentos com as novidades e tendências do mercado".

O embaixador jovem, Gabriel Cruz da Silva apresentou ações e números do Workshop Conexão Jovem que ocorreu no dia 16 de setembro, no Teatro Alfredo Sigwalt em Joaçaba e que reuniu cerca de 200 estudantes. Contou com palestras, painel e apresentações culturais. Estudantes de todo estado, promoveram debates nas 16 regionais, com o intuito de reunir propostas que tornem a educação mais atrativa. Ao todo mais de 3,7 mil jovens catarinenses participaram do Workshop Conexão Jovem, que o Movimento SC pela Educação.

Foi apresentado aos membros, a proposta de educação continuada para educadores e gestores de escolas públicas, além de redes do Sistema S. O curso foi desenvolvido online para facilitar o acesso. São três cursos que possuem duração de 50h, com certificação e gratuito. As inscrições podem ser realizadas site scpelaeducacao.com.br/ até o dia 20 de outubro. E inicia no dia 23 de outubro.

A campanha do EJA também foi apresentada aos membros, com a proposta de profissionalizar os trabalhadores da industria, reconhecendo as habilidades do estudante e oferecendo a qualificação por meio de parceria com o Senai e com a possibilidade de em 1 ano concluir os cursos. As inscrições podem ser feitas na plataforma criada para o curso http://www.santacatarinapelaeducacao.com.br/iniciativas/eja/ e aulas iniciam em outubro com 250 alunos em cinco municípios da região e 48 turmas no estado.

Ao fim foram apresentados os indicadores das ações promovidas pela na região Centro Oeste, como a adesão de empresas signatárias ao Movimento Santa Catarina pela Educação que em 2016 somaram 75 e até agora em 2017 tiveram três novas adesões.

As ações do "Eu voluntário" tiveram 30 demandas neste ano e até agora foram realizadas 15. E o Dia da Família na escola que em 2016 reuniu 350 participantes nas entidades da Fiesc, somaram em 2017, 4.963 participantes na região Centro Oeste.

O vice-presidente Centro-Oeste da FIESC Márcio Luís Dalla enfatizou a capacidade de mobilização da Câmara e seus membros, bem como dos participantes das ações e destacou que é necessária provocação com sindicatos e empresas para maior adesão as atividades e de voluntários para realizar as demandas. "É preciso parabenizar a todos pelo sucesso das ações promovidas na região, como foi o caso da Corrida do Bem e do Workshop Conexão Jovem. E seguimos nos desafios que é ter todo o trabalhador com escolaridade completa até 2024 e com educação profissional e tecnológica compatível com sua função. São metas da Câmara para que a região tenha índices melhores na educação e com mais benefícios".

Os integrantes da Câmara Regional se reúnem bimestralmente para apresentarem o desenvolvimento das ações, a próxima reunião deve ocorrer no mês de outubro.

Paula Patussi/ Agência Nativa
A.M

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...