As aeronaves Arcanjo operadas pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar. Foto: BOA.

BOA e SAMU – Uma parceria de sucesso que completou 6.000 chamados atendidos

Santa Catarina – As aeronaves Arcanjo operadas pelo Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completaram no dia 2 de outubro de 2017, 6.000 chamados atendidos.

O atendimento número 6.000 foi o transporte de uma equipe de profissionais médicos da SC Transplantes, que realizaram a captação de um fígado e linfonodos no Hospital Regional do Alto Vale em Rio do Sul e transportaram para Florianópolis. O deslocamento entre Lontras e Florianópolis, com o avião Arcanjo 02 durou exatos 34 minutos. Caso o deslocamento fosse via terrestre, não seria realizado em menos de 2 horas. A agilidade no transporte dos órgãos é fundamental para o sucesso do transplante.

Os Arcanjos iniciaram suas atividades em 20 de janeiro de 2010, através de uma parceria pioneira no país, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Estado da Saúde, através do SAMU. Assim as equipes que tripulam as aeronaves são compostas por bombeiros miliares, médicos e enfermeiros do SAMU, prestando um serviço aeromédico especializado com aeronaves pré-configuradas, levando à cena da emergência, equipe médica especializada, dotada de equipamentos de última geração, sendo capaz de efetuar procedimentos que só seriam realizados na sala de emergência do hospital.

Nesses mais de 7 anos de atuação, as aeronaves Arcanjo voaram 4.105 horas, com 4.667 pessoas diretamente atendidas. Dos 6.000 chamados, 1.082 foram para atendimento a acidentes de trânsito e 970 emergências cardiovasculares e respiratórias. Somente em 2017 foram 455 horas voadas com 645 pessoas atendidas.

Além dos atendimentos pré-hospitalares, o BOA realiza atividades de resgate, combate a incêndios, busca e salvamento, prevenção, proteção ao meio ambiente, defesa civil, e apoio aos demais Órgãos do Estado, Municípios e União.

Atualmente conta com duas bases, uma em Florianópolis e uma em Blumenau, e quatro aeronaves, sendo dois helicópteros e 2 aviões.

Histórico do BOA

O início das atividades ocorreu no dia 20 de janeiro de 2010 com o Arcanjo 01, um helicóptero locado, com disponibilidade de 120 horas de voo, suficientes apenas para aquela operação veraneio. O BOA foi criado através do Decreto Estadual Nº 2.966, 02 de fevereiro de 2010. Após uma campanha junto a comunidade e autoridades, o Arcanjo-01 permaneceu em operação.

Em março de 2012, o Arcanjo 01 foi substituído pelo atual, deixando de ser uma aeronave locada para ser própria do Estado. Em janeiro de 2014 iniciaram-se as operações com aviões, a partir da seção de um avião Cessna pelo Conselho Nacional de Justiça, o Arcanjo 02.

Visando a expansão das atividades para as demais regiões do Estado, em outubro de 2015 foi ativada a base de Blumenau, que passou a atender todo o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte Catarinense, com o helicóptero Arcanjo 03, adquirido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Em 2016, ao completar 6 anos de atividades, o BOA recebeu a sua quarta aeronave. Outro avião apreendido pela justiça por tráfico de drogas, foi repassado para salvar vidas.

O BOA possui um efetivo orgânico de 29 homens, e 30 homens não orgânicos (cumprem apenas escalas de serviço operacional) entre pilotos, tripulantes operacionais e apoio solo, distribuídos nas bases de Florianópolis e Blumenau. Do SAMU são 17 médicos e 12 enfermeiros.

De Eduardo Alexandre Beni
A.M

Fotos

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...