Anatel vai bloquear aparelhos roubados ou contrabandeados

Primeiro eles receberão uma mensagem avisando da irregularidade e, a partir de 9 de maio, eles serão bloqueados.
A Anatel quer retirar do mercado os celulares roubados e contrabandeados. No mercado negro, há aparelhos de todos os preços. Os mais simples não custam nem R$ 100. E tem os sofisticados, também muito mais baratos que nas lojas.

Um celular sem nota fiscal ou foi roubado ou é contrabando. Não está registrado na Anatel, a Agência Nacional de Telecomunicações, e não tem um número válido de 'Imei', que é o registro de identidade, como se fosse o chassi de um carro. E sem um 'Imei' válido, nenhum celular deveria funcionar. Mas eles funcionam.

Uma investigação da polícia de São Paulo, que ainda está em andamento, descobriu que quadrilhas especializadas em burlar as regras das telecomunicações conseguem fazer milhares de celulares - roubados ou contrabandeados para o Brasil - funcionarem com milhares de linhas todas vinculadas a um único 'Imei'. Mas agora, uma resolução aprovada pela Anatel promete dar fim à essa fraude.

A agência vai identificar os aparelhos irregulares que forem habilitados a partir do dia 22 de fevereiro do ano que vem. Primeiro eles receberão uma mensagem avisando da irregularidade e, a partir de 9 de maio, eles serão bloqueados.

“Esse sistema de integrar de aparelhos vem com essa solução. Eles vão bloquear. Se você tiver um Imei operando e nesse Imei muitas linhas operando, derruba-se todas essas linhas e elas ficam inativas. A pessoa deixa esse aparelho, ele aparelho fica inoperante, não serve para mais nada”, diz o delegado Luiz Carlos do Carmo.

O sindicato nacional das empresas de telefonia disse que a medida da Anatel não vai prejudicar o consumidor honesto.

“Os aparelhos que estão em funcionamento no Brasil não vão sofrer nenhuma sanção -- somente os aparelhos habilitados a partir de agora. E mesmo assim eles vão receber uma mensagem para que o usuário que tenha adquirido de boa fé de uma forma que ele não sabia que o aparelho não era um aparelho oficial, ele possa tomar suas providências e passar a ter um aparelho que seja certificado, bonitinho”, diz Eduardo Levy Cardoso Moreira, presidente do Sinditelebrasil.

O bloqueio dos celulares piratas vai ser por etapas. Começa pelo Distrito Federal e por Goiás.

A Anatel promete bloquear todos os aparelhos irregulares até março de 2019.


Fonte: WH3
A.M

Outras Notícias

Confusão em Ipira: Briga, Dano e Posse de Arma Branca Mobilizam Polícia

Por volta das 19h de ontem, 14 de abril, a Polícia Militar atendeu ocorrência envolvendo vias de fato, dano, posse de...

Idoso é assaltado e agredido em Piratuba

Um idoso de 89 anos foi vítima de assalto e agressão na tarde de ontem, 11, em Piratuba. Conforme relatou, três homen...

Polícia identifica suspeito de furto em Piratuba

Por volta das 14h30min de ontem, 10 de abril, a Polícia Militar foi informada de um furto ocorrido em estabelecimento...

Polícia Militar investiga perda e uso indevido de cartão de crédito em Ipira

Por volta das 21 horas de ontem, 10 de abril, a Polícia Militar foi acionada para investigar uma situação de perda de...