Prefeitura de Piratuba é vítima de hackers

Piratuba – A Prefeitura Municipal de Piratuba foi alvo na manhã de terça-feira(26/12) de hackers, mal intencionados, que conseguiram, com sucesso, invadir o servidor principal, onde são armazenados os arquivos necessários para a realização dos serviços públicos.

As primeiras informações dão conta que os bandidos virtuais criptografaram os arquivos, exigindo um resgate no valor de 52 mil reais. Este pagamento seria realizado para que os dados comprometidos fossem recuperados. O pagamento não foi efetuado e a Prefeitura conseguiu, através de um backup realizado há algum tempo, a recuperação de parte destes arquivos, e fez um Boletim de Ocorrência, relatando o caso.

Devido a este problema, alguns serviços estão afetados, porém, serão restabelecidos na próxima semana. A equipe da Prefeitura está trabalhando de forma intensa para amenizar o problema o mais rápido possível, conforme comentou o Secretário de Administração e Finanças, Giovani Gelson Meneghel, em entrevista a Rádio Piratuba FM na tarde desta 5a feira(28).

Entenda:

Ransonware, uma das infecções que mais crescem no dia de hoje, utiliza a criptografia para atingir suas vítimas. Os criminosos virtuais miram instituições públicas, como governos, e empresas, “sequestrando” os arquivos presentes em computadores e servidores, cobrando um resgate para a recuperação destas informações.

O pagamento, geralmente realizado em bitcoin, serve para o anonimato daqueles que, com sucesso, conseguiram invadir o sistema. O Ransonware, utiliza de forma principal, as vulnerabilidades do sistema operacional para a invasão do alvo em que desejam efetuar a infecção.

O modo mais simples de se proteger é manter o Sistema Operacional atualizado. Outras dicas cruciais são a instalação de um antivírus, de preferência pago, e o bom senso. Não abrir anexos de e-mail suspeitos, e evitar clicar em links suspeitos. A recomendação é não pagar o resgate.

Em 2017, duas grandes infecções de Ransonware foram detectadas no mundo. O Wannacry e o Petya se utilizaram de uma vulnerabilidade corrigida no início do ano pela Microsoft, para, com sucesso, realizar seus estragos. Diversas corporações pelo mundo foram afetadas. A gravidade fez com que o Windows XP, que não recebia mais atualizações, recebesse um pacote de segurança.

Fonte: Rádio Piratuba FM 12 anos.

Outras Notícias

OAB/SC alerta para golpes de criminosos que se passam por advogados(as)

Infelizmente a advocacia é frequentemente alvo de fraudes e estelionatos contra clientes e contra escritórios. A Orde...

Município de Ipira repassa 30 mil reais para a Associação Ipirense de Karatê

O município de Ipira e a Associação Ipirense de Karatê celebraram, no dia 16 de abril, termo de colaboração. O docume...

Corpo de Bombeiros realiza a formatura de três turmas do projeto golfinho

Três turmas, sendo uma de Piratuba, outra de Ipira e uma de Peritiba, se formaram no programa Projeto Golfinho, de in...

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...