SC registra taxa recorde em doações de órgãos em 2017

Santa Catarina registrou taxa recorde em doações de órgãos em 2017. Foram 282 doadores de múltiplos órgãos, três vezes mais que a média brasileira comparando ao número de habitantes.

Para o coordenador da Central de Transplantes de Santa Catarina, os resultados refletem o treinamento de 600 médicos e enfermeiros realizados por ano. As equipes discutem como envolver os familiares no hospital.

“Essa relação de ajuda, esse apoio, esse acolhimento, resulta lá no final, quando é colocada a possibilidade de doação, em mais doações”, detalha o coordenador, Joel de Andrade. Cerca de 67% das famílias abordadas em hospitais catarinenses autorizam a doação.

Fila de espera
No entanto, o dado positivo não aumentou o número de transplantes, mas é um passo importante na luta para salvar vidas. A fila de espera por um órgão é nacional. No ano passado, 1217 pessoas foram convocados para fazer um transplante.

Em Santa Catarina eram 559 pacientes na fila de espera por um transplante em 2017. Um deles era o vendedor Agenor dos Santos Medeiros, que tinha cistos nos rins.

“Tenho duas datas de nascimento agora. Faço aniversário em 15 de fevereiro e ganhei o rim em 19”, afirma. Medeiros recebeu um novo rim há um ano. “O médico falou para mim que não tinha muitas semanas de vida. Qualquer telefone pensava que era do hospital. Você não sofre sozinho, sofre você, sofre sua família”, relembra.

A aposentada Ana Maria Pereira, com cistos no fígado, tem um órgão novo há dois anos e explica que também a ligação para fazer o transplante é um dos momentos mais esperado. “Só aquela hora que tu diz: chegou a hora, verdadeiramente”, conta. Agora ela só pensar em um coisa: “Viajar”.

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em Ipira

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba chega a 21 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou mais cinco casos de dengue em Piratuba, elevando para 21 ...