Pente-fino do INSS cancela 13,8 mil auxílios-doença e aposentadorias por invalidez em SC

Em Santa Catarina, até 31 de janeiro de 2018 foram cancelados 13.865 benefícios de auxílio-doença e de aposentadoria por invalidez durante um pente-fino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ocorre desde 2016. A partir desta quinta-feira (1º), começam as perícias médicas da segunda etapa do Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade (PRBI).

Até agora, a economia anual no estado com os cancelamentos é de R$ 500 milhões. Desde 2016, foram realizadas 16.760 perícias, das quais resultaram em 13.865 benefícios cancelados. A ausência de convocados levou ao cancelamento de outros 2.050 benefícios.

Durante o programa, 2.218 benefícios foram convertidos em aposentadoria por invalidez. Segundo o INSS, outros 168 benefícios foram transformados em auxílio-acidente e 78 em aposentadoria por invalidez com acréscimo de 25% no valor do benefício.

Além disso, 431 pessoas foram encaminhadas para reabilitação profissional. Em Santa Catarina, 30.456 benefícios de auxílio-doença ainda serão revisados.

Segunda etapa

Conforme o INSS, receberam carta de convocação os beneficiários de auxílio-doença que estavam há mais de dois anos sem passar por perícia médica e aposentados por invalidez com menos de 60 anos.

Após o recebimento da carta de convocação, a pessoa tem cinco dias úteis para agendar a perícia pelo número 135. Quem não comparecer na data agendada, terá o benefício suspenso.

No caso de isso ocorrer, a pessoa tem até 60 dias para procurar o INSS e agendar nova perícia. Quem não procurar o INSS, terá o benefício cancelado.

Para perícia, o beneficiário deve levar a documentação médica, como atestados, laudos, receitas e exames.

Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...