Mercado Livre consegue liminar contra aumento abusivo do frete dos Correios

O Mercado Livre conseguiu liminar na Justiça Federal que suspende o aumento das tarifas nas entregas de encomendas por Sedex ou PAC.

Os Correios informaram, nessa segunda-feira (5), que a decisão vale apenas para itens comprados pelo marketplace. Em nota, a empresa afirmou que foi notificada e que trabalha para obter a suspensão da liminar. "Enquanto isso, a empresa está cumprindo a decisão judicial, que se aplica somente às demandas do Mercado Livre”, anunciou.

O Mercado Livre comemorou a decisão assinada pela juíza Rosana Ferri, da Segunda Vara da Justiça Federal de São Paulo, e confirmou por meio de nota à imprensa que seus clientes "não serão impactados pelos aumentos impostos pelos Correios". Para a empresa, a decisão dos Correios é uma medida unilateral, que "pode impactar seriamente a inclusão geográfica, digital e econômica, especialmente para aqueles clientes das regiões mais remotas do país".

Reajuste

Os Correios reajustaram as tarifas para as encomendas por Sedex ou PAC, com valores que variam entre 8% e 51%. Os novos preços valeriam a partir desta terça-feira em todo o país.

Companhias do e-commerce no Brasil protestaram, com o Mercado Livre e Netshoes lançando a campanha #FreteAbusivoNão. As empresas questionam os altos reajustes quando a inflação anual ficou em torno de 3%.

Junto ao reajuste, os Correios ainda anunciaram a previsão de uma cobrança extra de R$ 3 para entrega a clientes no Rio de Janeiro. A companhia justificou a taxa extra devido a "situação de violência" e o consequente aumento do "custo para entrega de mercadorias nessa localidade".

O Mercado Livre informou que a liminar também suspende a cobrança extra de R$ 3. O Procon do Rio de Janeiro chegou a entrar com uma ação civil pública na Justiça Federal contra tal cobrança. Uma liminar tenta suspender o valor adicional, que considera abusivo e ilegal. Para a entidade, trata-se de uma quantia adicional, que discrimina os moradores da cidade do Rio.

Fonte: IDG NOW

Outras Notícias

Bombeiros registraram capotagem de veículo durante a madrugada no interior de Capinzal

O Corpo de Bombeiros de Capinzal foi acionado para atender um acidente de trânsito na SC 390, no interior de Capinzal...

Ministério Público pede afastamento de motorista da prefeitura de Piratuba por suposto assédio sexual

O Ministério Público da comarca, através da ação civil pública ingressada no dia 11 de junho, solicitou em caráter de...

Estado confirma dois casos de Gripe A na região

A Secretaria de Estado da Saúde, através da DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou dois casos de i...

Acracom realiza entrega de veículo ao ganhador da ação entre amigos

Foi entregue ontem (14/06) em Campos Novos, o primeiro prêmio, referente a ação entre amigos, realizada pela Acracom,...