Ex-prefeito está sendo acusado de fraude em licitação e desvio de verbas

Joaçaba - O ex-prefeito de Joaçaba, Rafael Laske (Mamão), teve bloqueados seus bens a pedido do Ministério Público Federal (MPF), que investiga fraude em processo licitatório e desvio de verbas do Programa Federal Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã no Município, referente aos anos 2009/2010 e 2011. Além de Mamão, tiveram os bens bloqueados o secretário de administração e o procurador jurídico do município à época, Ricardo Grando e Felipe Bordin, e mais dois servidores, responsáveis pela área de licitação e prestação de contas.

Em entrevista à Rádio Líder e ao Portal Caco da Rosa, o procurador da república, Felipe D’elia Camargo, informou que a investigação iniciou na CGU (Controladoria Geral da União), que constatou as irregularidades e encaminhou para o Ministério Público Federal em Joaçaba. “Concluímos que o Programa teve uma série de ilegalidades, que resultaram em um grande desvio de verbas públicas e na frustração dos objetivos do programa, que deveria inserir 300 jovens desempregados no mercado de trabalho, através de cursos profissionalizantes”.

Para o MPF, as ilegalidades iniciaram no processo licitatório, onde foi constatado o direcionado para beneficiar a COOPESC – Cooperativa de Profissionais em Serviços Públicos e Privados de Santa Catarina, com a finalidade de contratar a entidade por preços abusivos, sendo verificado posteriormente diversas irregularidades também na execução do programa. “Foram verificadas fraudes no controle de frequência, além de terem apresentado nomes de pessoas que já estavam empregadas no início do programa”, disse o procurador, ao explicar que Prefeitura de Joaçaba deveria comprovar a inserção de 30% dos jovens no mercado, o que não aconteceu, qualificando menos da metade.

A investigação deu origem a duas ações que correm na Vara Federal de Joaçaba: improbidade administrativa e ação criminal. A condenação por improbidade administrativa pode resultar em ressarcimento integral do dano, perda do cargo público, pagamento de multa de até três vezes o valor do dano, suspensão dos direitos políticos por até 10 anos e a proibição de contratar com o Poder Público por 10 anos. Já a ação criminal prevê uma pena aproximada de 6 a 15 anos de prisão, somando os crimes de desvio de recursos públicos e fraude em licitação.

Além do bloqueio de bens do ex-prefeito, dos agentes políticos e dos servidores, o MPF conseguiu o bloqueio de bens de quatro pessoas responsáveis pela COOPESC. A medida cautelar foi necessária para o ressarcimento dos valores desviados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mamao se defende

O ex-prefeito Rafael Laske se manifestou na tarde desta sexta-feira (23) em entrevista à imprensa. Segundo ele, vários municípios apresentaram problemas na execução do programa. “Houve uma auditoria, onde encontraram irregularidades técnicas. Em abril teremos audiência e poderei explicar o que realmente aconteceu”, justificou Mamão.

Laske comentou que como prefeito não tinha compromisso em fiscalizar a frequência dos alunos e a parte licitatório do processo de contratação. “Não participei efetivamente do processo, apenas assinei por confiar em que realizou”, defendeu.

Para o ex-prefeito, o processo não deve prejudicar sua intenção de se eleger deputado estadual. “Não foi julgado. Para mim é igual a outro processo que já respondi”, concluiu.

Fonte: Portal Caco da Rosa
Por L. A.

Outras Notícias

Sicoob Crediauc lança campanha de aniversário com um show de prêmios

O Sicoob Crediauc que vai completar quatro décadas de existência no dia 8 de novembro do corrente ano, lançou no dia ...

Criança de 9 anos vai parar no hospital após ser mordida por cão de vizinha

Uma criança de 9 anos precisou de atendimento médico após ser mordida por um cachorro, no bairro Jardim Bela Vista, e...

Ação policial resulta na apreensão de 445 kg de cocaína e prisão de 5 homens em SC

Uma operação policial conjunta entre a Polícia Militar (PM) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 4...

Homem que foi decapitado em SC é identificado; entenda o caso

A cabeça encontrada em frente à porta de um escritório na última sexta-feira (1º) em Araquari, no Norte catarinense, ...