O 5G está chegando? Saiba quando a tecnologia deve começar a operar no Brasil

A quinta geração da internet móvel está chegando. Uma operadora do Catar já oferece o serviço a seus clientes, ao mesmo tempo que fabricantes preparam os primeiros dispositivos compatíveis com a tecnologia. Mas será que falta tão pouco tempo assim para o 5G começar a funcionar para valer?

Apesar do 3GPP, órgão internacional responsável pela padronização de tecnologias de telefonia móvel, já ter definido um padrão para as futuras redes 5G, a verdade é que elas estão bem mais distantes do que pode parecer.

Qual é a tecnologia?

O 5G é uma rede móvel para muito mais do que celulares, tablets e notebooks. A ideia é que uma quantidade imensa de dispositivos diferentes se conectem a essas redes - é a Internet das Coisas. Assim, mais do que velocidade, ela deve oferecer baixa latência e estabilidade - em resumo, conexões mais confiáveis.

No fim de 2017, a 3GPP definiu o primeiro padrão para o 5G e deu o pontapé inicial para o desenvolvimento da tecnologia. De acordo com um documento divulgado pela organização, as redes de quinta geração vão operar em bandas baixa frequência em 600MHz e 700MHz, ou então em médio alcance em 3.5GHz ou até em alta frequência em 50GHz.

A partir daí, outras características do 5G vão ser estabelecidas. Na teoria, a velocidade das conexões pode chegar a até 20 Gbps, mas na prática ela deve ficar consideravelmente abaixo disso: testes da Qualcomm atingiram 4,51 Gbps na frequência de 28 GHz, e a frequência usada deve influenciar a velocidade geral das conexões.

Quando chegam os aparelhos?

Apesar das redes ainda não estarem operando comercialmente, os primeiros dispositivos compatíveis com o 5G devem chegar às lojas ainda neste ano.

É isso o que promete a Qualcomm, que diz que celulares com suporte às redes móveis de quinta geração vão ser lançados ainda em 2018.

Porém, apenas a partir do ano que vem é que aparelhos 5G devem realmente começar a surgir em grandes quantidades, não só pela Qualcomm como também por outras empresas, como Samsung e Intel.

E no Brasil?

Por aqui, as coisas devem demorar um pouco mais do que em outras partes do planeta. Enquanto uma operadora do Catar já oferece um serviço 5G para consumidores e países como os Estados Unidos planejem a implementação de redes comerciais para o ano que vem, é pouco provável que os brasileiros tenham acesso à quinta geração de internet móvel antes de 2020.

A implementação do 5G no Brasil depende da Anatel, agência reguladora da telefonia no país. Recentemente, o órgão começou as primeiras discussões sobre a nova tecnologia.

No final de abril, a Anatel se reuniu com nomes do setor de telecomunicações para discutir o uso da frequência de 3,5 GHz para as futuras redes 5G do Brasil. No entanto, as conversas ainda estão em estágios iniciais e devem demorar a se desenvolver.

O 5G depende de um leilão promovido pela Anatel. A ideia atual é que isso ocorra no segundo semestre de 2019. Quando for feito, as operadoras vão começar a implementação das suas redes, e as primeiras operações comerciais devem ficar apenas para 2020.

No entanto, existe a possibilidade do 5G chegar um pouco antes: a Nokia prevê a chegada da tecnologia no país já para o ano que vem, mas não como internet para celulares, e sim como banda larga fixa.

Assim, por mais que a data de estreia do 5G possa ser 2019, é pouco provável que a tecnologia chegue a uma quantidade considerável de consumidores antes de 2020. O 5G está chegando, mas também está um pouco distante. Talvez 2021 seja um ano bom para se falar em 5G para bastante gente.

(Foto: Divulgação/3GPP)

Fonte: Olhardigital
A.M

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...