Pinhão: o sabor do inverno que gera renda a famílias da região

A venda do pinhão é uma alternativa para o levantamento dos lucros mensais para muitas famílias nesta época do ano. Sendo cozido ou assado no fogão a lenha, o pinhão se torna a atração da culinária na nossa região, além de estar em muitos pratos diferentes, como farofa, recheios e entre outros.

Mas a semente não atrai somente os paladares, é também algo rentável para muitas famílias. Como é o caso de Débora Damazio e Rodrigo Augustinho, o casal morador de Ponte Serrada, que investiu na comercialização do pinhão para contribuir com o salário extra ao fim do mês.

O casal que possui três filhos, de três, oito e dez anos, enxergou a venda do pinhão como uma nova alternativa. “Eu trabalho a semana toda empacotando erva e nos fins de semana venho vender pinhão. Já é o segundo ano que estamos aqui e a renda que conseguimos com o pinhão ajudam bastante em casa”, relata Débora sobre a importância do dinheiro extra.

Os trabalhos iniciam cedo. Durante a semana, Rodrigo prepara as vendas às 7 horas e permanece no expediente até o final da tarde, acompanhado de suas refeições em marmita, que também são feitas ali.

A semente é vendida em pinhas, cruas e cozidas, mas Débora relata a maior procura. “Os compradores preferem o pinhão já cozido, até porque a maioria são caminhoneiros que param aqui, ai eles já levam e vão comendo, fica mais fácil pra eles”.

A venda não é realizada somente pela família. Nas proximidades, mais barracas comercializam o pinhão, mas para montar a estrutura das vendas o terreno é comercializado.

“Temos alguns vizinhos e outras pessoas vendendo também, e cada um tem que comprar o pedaço de terra para poder montar a barraca. Nós compramos o pinhão de um vendedor depois revende aqui de novo”, explica Débora.

Pâmela Basso/Oeste Mais/Diario Rio do Peixe
A.M

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...