Ligações indesejadas aumentam também no telefone fixo

De janeiro a junho de 2018, 280 pessoas registraram, no Reclame Aqui, queixas contra os serviços de telefonia fixa, por receberem muitas ligações de empresas de telemarketing. O número foi 16% pior do que em 2017.

As reclamações de consumidores em relação às ligações para fixo e celular chegaram a 662 no portal no primeiro semestre do ano.

Responsáveis pela maior parte desse tipo de contato, as operadoras geralmente ligam para vender novos planos e serviços. Mesmo quando a pessoa diz que não tem interesse, as ligações continuam acontecendo, muitas vezes duas ou três vezes por dia. Ligações mudas e gravações automáticas também fazem parte das reclamações.

Em resposta a esse tipo de situação, a Vivo disse que está reformando a abordagem de seus atendentes do call center, principalmente para reduzir o volume de ligações. A ideia é filtrar os clientes que não querem mais ser incomodados e ligar de acordo com o perfil de seu público. A NET também disse que vai reforçar os procedimentos necessários para evitar o recebimento de chamadas indesejadas.

Para o Procon de São Paulo, as operadoras só vão parar de atuar dessa forma quando a legislação definir novas regras sobre o assunto, incluindo o limite de datas e horários para as empresas ligarem. É o que já acontece, desde maio de 2018, no Rio de Janeiro, quando as empresas passaram a ser obrigadas a respeitar o horário para ligar entre 8h e 18h, de segunda a sexta-feira.

Somente no Procon-SP, o Sistema de Cadastro de Bloqueio ao Telemarketing registrou 13 mil denúncias até o mês de julho, sendo que, em todo o ano de 2017, as reclamações totalizaram 17 mil.

Para evitar esse incômodo, é importante ligar para a empresa para retirar o número da lista de ligações, ou mesmo falar com a ouvidoria e abrir um protocolo de reclamação. É claro que nem sempre o problema é solucionado, então é possível fazer o bloqueio de telemarketing do Procon, e registrar uma queixa oficial no site da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que deve agir para resolver o problema.

Folha de S. Paulo - Minha Operadora

Outras Notícias

Rádio Piratuba FM e ACRACOM realizam entrega de premiação

Piratuba – Em visita aos estúdios da Piratuba FM na manhã de hoje (18/07), a ipirense Lurdes M. Schimidt, retirou seu...

Campeonato de Bolão entre Empresas: resultados da primeira rodada da fase final

Na noite de ontem, dia 16, foi realizada a primeira rodada da fase final do Campeonato de Bolão entre Empresas de Pir...

Decisão do Campeonato de Futebol de Campo de Piratuba será neste domingo na AARP

Veteranos B e Linha Serraria A entram em campo às 15h45 deste domingo, dia 22, na disputa pelo título 2018 do Campeon...

Semana do Meio Ambiente, Sustentabilidade, Cultura e Cidadania (SEMAS) é realizada em Concórdia

Aconteceu na última quinta-feira (12) no Auditório da Universidade do Contestado de Concórdia a Semana do Meio Ambien...