Casal de juízes obtém nota máxima em curso de mestrado jurídico com dupla titulação

Os juízes Iolmar Alves Baltazar e Márcia Krischke Matzenbacher obtiveram nota máxima, com distinção e louvor, em suas defesas de dissertação de mestrado em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em dupla diplomação com a Universidade de Alicante, na Espanha.

O magistrado Iolmar apresentou a dissertação "Propaganda Eleitoral Sustentável: uma análise da governança socioambiental da Justiça Eleitoral sob a dialética do concreto". Já a juíza Márcia defendeu pesquisa intitulada "Bens Apreendidos em Processos Criminais Findos: uma análise sob a ótica da sustentabilidade".

A banca examinadora, integrada pelos doutores Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza (presidente e orientadora), Gabriel Real Ferrer (coorientador e professor da Universidade de Alicante) e Josemar Sidinei Soares, ressaltou o importante aporte teórico e a aplicabilidade prática dos trabalhos, com especial destaque para as pesquisas feitas na Espanha. Os magistrados, ao final, reconheceram e elogiaram o apoio institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina por meio de sua Academia Judicial.

Na mesma data, o servidor Eduardo César Petermann, técnico judiciário auxiliar na comarca de Blumenau e bolsista do Tribunal de Justiça, perante a idêntica banca, obteve igualmente nota máxima, com distinção e louvor, ao defender a tese "Visão crítica da sustentabilidade como prática de biopolítica no Poder Judiciário".

Seu mestrado também foi em dupla diplomação Univali/Universidade de Alicante. Na apresentação, Eduardo fez menção à bolsa concedida pelo Tribunal de Justiça. No trabalho, referiu-se expressamente às instituições (TJ e universidades) por fomentarem e proporcionarem estudos e consequentemente a oportunidade de realizar e defender a dissertação.

Já no início deste mês, o servidor Jorge Antonio Cecyn Junior, chefe de Cartório da 3ª Vara da Família da comarca de Joinville/SC, também defendeu com sucesso dissertação do Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí, em dupla diplomação com a Universidade de Alicante/Espanha.

Ele discorreu sobre "O papel do Estado na proteção da instituição familiar contemporânea e sua contribuição para o alcance da sustentabilidade como novo paradigma do direito". Sua bancaesteve composta pelos professores doutores Ricardo Stanziola Vieira (Univali), Denise Schmitt Siqueira Garcia (Univali), Roberta Lima (Sinergia) e Gabriel Real Ferrer (Universidad de Alicante).

TJSC
A.M

Fotos

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...