Mapa: veja em quais cidades de SC atuam os cubanos do Mais Médicos

Após críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro, os cubanos do Programa Mais Médicos devem deixar o Brasil. Em Santa Catarina, segundo dados atualizados da coordenação estadual do programa, são 250 cubanos em atividade em 140 municípios catarinenses, além de 11 profissionais que atuam em aldeias indígenas.

A cidade que mais concentra os profissionais do país caribenho é Mafra, no Planalto Norte, com 13 profissionais, seguida por Joinville (11) e Navegantes e Içara (nove cada).

Do total de 140 municípios com atuação dos cubanos, em 91 deles o médico de Havana é o único profissional do Programa Mais Médicos no município. Ou seja, não tem profissional brasileiro atuando pelo projeto.

Primeiros 196 médicos que estavam no Brasil retornam para Cuba

Sem médicos cubanos, Santa Catarina perde 250 profissionais em cerca de 140 cidades

Segundo dados do Ministério da Saúde, SC aparece como 11º Estado com maior número de médicos cubanos. Santa Catarina aparece atrás de Rio Grande do Sul (617) e Paraná (452) também em número de médicos cubanos. No país, são 8.332 profissionais do país caribenho.

Apesar de priorizar em editais a contratação de médicos brasileiros, o projeto ainda conta com bastante profissionais cubanos. Eles respondem por praticamente metade (43,6%) dos profissionais do Mais Médicos em SC. Porém, em 2015, por exemplo, chegaram a atuar 311 médicos cubanos no Estado.

Entidades de SC se manifestam sobre saída dos cubanos do Mais Médicos

Atualmente, são 250 médicos do país caribenho em atuação no Estado, sendo que o programa do governo federal tem 573 médicos ativos em solo catarinense. No total, SC tem 255 vagas para cubanos, mas cinco estão desocupadas atualmente por término do contrato e que aguardavam reposição.

— Desde 2016 tem se tentado diminuir o número de médicos cubanos para não ficar tão dependente deles. Nos editais hoje a prioridade número um é médico brasileiro, aí as vagas abrem para brasileiros com formação no Exterior e, por fim, os cubanos — explica o coordenador do programa em Santa Catarina, Paulo Orsini.

Ele acredita que o Ministério da Saúde irá lançar edital para reposição desses profissionais ainda neste mês.

A Secretaria de Saúde de Florianópolis diz que recebeu a informação de que as saídas dos cubanos do país serão entre 24 de novembro e 25 de dezembro. Atualmente, a Capital tem duas médicas cubanas.

O contrato de trabalho desses profissionais é de três anos, sendo que alguns cubanos renovam quando casam no país, por exemplo. Já os brasileiros podem renovar esse contrato por tempo indeterminado.


O que é o Programa Mais Médicos
O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um esforço do governo federal para levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. Criado em 2013, prevê ainda novas vagas de graduação e residência médica para qualificar a formação dos profissionais.

NSCTV

Outras Notícias

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...

Secretaria de Saúde confirma 36 casos de dengue em Ipira

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba chega a 21 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou mais cinco casos de dengue em Piratuba, elevando para 21 ...

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...