Mais de 650 homens participam da Campanha “Novembro Azul” em Ipira

De acordo com estudos, o câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina do nosso país depois do câncer de pele. Apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente.
O câncer de próstata evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. E é nesse ponto que é imprescindível estar atento, porque a melhor maneira é a prevenção. Engajados nesse propósito, a Secretaria de Saúde e Assistência Social trabalhou durante todo o mês de novembro com o foco de orientar e prevenir para evitar complicações futuras mais graves.
A Campanha “Novembro Azul” que visa alertar e prevenir os homens sobre o câncer de próstata superou as expectativas dos profissionais da saúde em Ipira que ficaram satisfeitos com o resultado obtido com relação à procura do sexo masculino para realizar os exames. Foram 659 homens que procuraram as Unidades durante a campanha, o que comprova a conscientização da população com relação aos cuidados que se deve ter com a saúde.
Conforme relatos dos profissionais da Saúde o preconceito é o maior desafio a ser vencido, pois a maioria dos homens evita procurar o médico por temer o exame de toque retal, que, além do câncer, é importante para diagnosticar outros problemas anorretais e da próstata. Enfatizam ainda que é de extrema importância estar atentos aos principais sintomas desse tipo de câncer é a diminuição do jato de urina e uma mudança na frequência urinária, que aumenta. Também pode ser observada alguma dificuldade ao urinar.
“Queremos agradecer principalmente aos 659 homens que se preocuparam com a saúde, entendendo o quanto é importante essa Campanha e participaram. A toda equipe de profissionais da saúde que estiveram auxiliando nos trabalhos durante todo esse mês de novembro que foi mais concentrado na campanha e de um modo especial às enfermeiras da Estratégia Saúde da Família, Diana Potrich e Rosane Koch. Ainda aos Agentes Comunitários de Saúde, que levaram até as residências as informações para que a população viesse as Unidades”, ressaltou o Secretário de Saúde e Assistência Social, Marcelo Minks.


Curiosidade:

O Novembro Azul é um movimento que foi realizado pela primeira vez na Austrália e objetiva alertar a população masculina sobre o câncer de próstata.

ASCOM IPIRA

Outras Notícias

Piratuba e Ipira ultrapassam 20% da cobertura vacinal contra a o vírus influenza

O Ministério da Saúde divulgou os números atualizados da cobertura vacinal, referentes a campanha nacional de imuniza...

Piratuba chega a 16 confirmações por dengue neste ano

A DIVE liberou mais três resultados positivos, elevando para 16 o total de casos de dengue confirmados em Piratuba ne...

Dia D leva 115 mil pessoas aos postos de Saúde em Santa Catarina e cobertura vacinal contra a gripe atinge 20%

O último sábado, 13, foi marcado pelo Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe. Data em que todos os 295 municíp...

Sobe para 13 o número de casos de dengue em Piratuba

Subiu para 13 o total de casos confirmados de dengue em Piratuba. O novo resultado positivo foi acrescentado pela DIV...