Primeiro cão guarda-vidas do Brasil é aposentado pelo Corpo de Bombeiros de SC

O labrador Ice, primeiro cão guarda-vidas do país e estrela do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, não voltará às areias da Praia de Cabeçudas, em Itajaí, onde costumava ser escalado para o plantão. Uma infecção na próstata fez com que a corporação decidisse pela aposentadoria do cão, que está com 9 anos.

A veterinária do Corpo de Bombeiros, Andreza Moraes, diz que o tratamento começou em junho. Desde então, Ice tomou antibióticos e tem a recuperação controlada por meio de ultrassonografias mensais. Ele foi diagnosticado com prostatite, uma doença causada por bactéria que, segundo ela, acomete tanto cães pet quanto cães de trabalho.

_ Ele está bem, mas decidimos aposentar antes de ter um problema maior. Prezamos pelo conforto do cão, pela saúde. O Ice trabalhou fazendo o melhor dele, mas sabemos o limite até onde ele pode ir _ comentou.

Ice já estava mesmo perto da aposentadoria. Os cães dos Bombeiros costumam parar de trabalhar aos 10 anos, quando estão com a saúde em dia _ o que significa que a parada estratégica ocorre apenas um pouco antes do esperado.

Carreira nos Bombeiros
Além de ter ficado famoso em todo o país como o primeiro cão guarda-vidas brasileiro, treinado para auxiliar em resgates de afogamentos com múltiplas vítimas, Ice também teve uma bem-sucedida carreira como cão de busca, sua atividade original no Corpo de Bombeiros. Um de seus trabalhos de maior repercussão foi a busca pelas vítimas do desastre de Mariana (MG), em 2015.

Ice iniciou os treinamentos com apenas 60 dias de vida, e participou de mais de 80 ocorrências. Ele tem diversas certificações internacionais pela qualidade do trabalho.

Nos últimos anos, também passou a se dedicar à terapia no Hospital Marieta e na Apae de Itajaí, onde permanece até hoje. As visitas à Apae ocorrem duas vezes por semana, e só foram interrompidas no auge do tratamento de saúde do labrador.

Aposentado, Ice seguirá morando com o sargento do Corpo de Bombeiros de Itajaí, Evandro Amorim, que o treinou desde filhote. O filho do sargento, soldado Thiago Amorim, se prepara para receber um novo cãozinho, que será treinado como Ice. A continuidade do trabalho dependerá da decisão do novo comando do Batalhão de Itajaí _ a troca deve ocorrer ainda este mês.

Por enquanto, não há cães preparados para substituir Ice na atividade de guarda-vidas em Santa Catarina

NSCTV
A.M

Fotos

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...