Idade, destino da viagem e parentesco com acompanhante são fatores levados em conta nos requisitos previstos na legislação

Viagem de crianças e adolescentes: saiba quais são as regras para autorização legal

Com a chegada das férias escolares e das festas de fim de ano, a circulação de crianças e adolescentes em rodoviárias e aeroportos torna-se mais comum. Nos casos em que viajam sozinhas ou desacompanhadas dos pais, há regras relacionadas às autorizações legais necessárias para a viagem que levam em conta a idade, o destino e o grau de parentesco.

Viagens dentro do território nacional requerem autorização judicial se a criança tiver menos de 11 anos de idade. Nesses casos, devem ser apresentados ao fórum do município a documentação da criança e dos responsáveis, incluindo termo de guarda ou tutela se houver. A autorização judicial é emitida gratuitamente e fica pronta na hora.

No caso de viagens aéreas, companhias disponibilizam um comissário de bordo que acompanhe a criança durante o voo caso ela esteja sozinha. Nas viagens de ônibus, no entanto, o atendimento não é diferenciado.

Se a criança estiver acompanhada por avós, tios, irmãos — familiares considerados até terceiro grau —, devidamente identificados não é necessária a autorização judicial conforme afirmou a comissária da Infância e Juventude da comarca de Chapecó, Paula Simioni, por meio de nota.

Mas se a criança estiver acompanhada de alguma pessoa que não tiver parentesco com ela, como uma madrinha ou uma vizinha, o responsável deverá apresentar uma autorização autenticada em cartório. O documento deverá conter a documentação dos pais, da criança, o município de partida e de destino, assim como o tempo de duração da viagem.

Fora do país

Em viagens internacionais na qual a criança estará viajando apenas com um dos pais, o outro deve fazer uma declaração, em duas vias e autenticada em cartório, autorizando a viagem conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Uma das vias deve ser entregue à Polícia Federal na entrada do país visitado.

Se o destino for algum país da América Latina, é preciso atentar para o documento de RG da criança, que deve estar atualizado, pois as alfândegas não aceitam RG com mais de 10 anos de expedição conforme Simioni.

Adolescentes

Se para as crianças a certidão de nascimento é o suficiente, no caso de adolescentes a partir dos 12 anos de idade o documentos oficial a ser apresentado é o RG ou, para os maiores de 14 anos, a carteira de trabalho. A cópia de ambos autenticada em cartório também é aceita.

Se o adolescente não tiver RG, é preciso que seja emitida uma autorização judicial, emitida no município de origem do passageiro.

A.M
NSC TOTAL

Outras Notícias

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...

Santa Catarina vai reativar Escola de Conselhos

Santa Catarina vai reativar a Escola de Conselhos, órgão responsável pela formação de conselheiros tutelares e profis...

IPVA 2024 em Santa Catarina inicia nesta quarta-feira 10/01

O Governo estadual de Santa Catarina divulgou nos últimos dias as datas para o IPVA 2024, com os vencimentos começand...

DERRETIMENTO DE CALOTAS DE GELO ACENDE ANTIGO ALERTA PARA COSTA DE SC; ENTENDA

O degelo na Antártica atingiu o maior nível desde 1979, apontou uma pesquisa divulgada pelo NSIDC (Centro Nacional de...