Arte No Muro: Painel Pintado Em Muro Encanta Turistas Pela Memória Ferroviária

Quem circula pela Av. 18 de Fevereiro, região central da cidade, se impressiona com as dimensões da expressão artística, que cobre todo o muro do ginásio de esportes Gov. Pedro Ivo Campos. O trabalho que tem 71 metros de comprimento, por 3,50 de altura, levou cerca de quatro meses para ser executado. As condições de clima e o processo de secagem das tintas impediram que a pintura avançasse com mais rapidez.

O painel artístico, pintado pelo traço suave de Michael George Machado, evidencia uma composição ferroviária que inclui tradicional locomotiva 102 e vagões lotados, que seguem caminho em direção à uma fonte d’água, que representa as Termas Piratuba.

A grafitagem, como é definida a técnica, traz ainda informações históricas sobre as principais datas que marcaram a trajetória do município, como emancipação e a perfuração do poço da Cia Hidromineral, principal atração turística da cidade.

Natural de Carazinho, RS, Michael Machado, chegou em Piratuba com os pais e irmãos na década de 1990. Aos 10 anos de idade já demonstrava inclinação para a arte, o que levou o pai a matriculá-lo em um curso de desenho.

Filho de músico, neto de radialista, Machado é reconhecido no Planalto Catarinense, como um dos pintores artísticos mais requisitados para a execução de placas, painéis artísticos e publicitários.

Mesmo com extenso currículo de atividades, segundo o artista, a execução do painel foi um grande desafio, dada as dimensões e o relevante papel de destaque que a pintura representa, uma vez que ocupa espaço privilegiado diante da Praça do Ferroviário.

O projeto de revitalização do muro, é uma iniciativa da Secretaria de Turismo de Piratuba, e da Fundação Municipal de Cultura e Eventos.

Por: Ernoy Mattiello – ASCOM & MARKETING

Outras Notícias

Sicoob Crediauc abre inscrições para o Fundo Social 2024

O Sicoob Crediauc abriu as inscrições para os projetos que irão constar na edição 2024 do Fundo Social da cooperativa...

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...