SC registra 15 homicídios na primeira semana do ano

A cúpula da Segurança Pública divulgou nesta segunda-feira (7) o primeiro boletim semanal com dados de homicídios e as principais ocorrências em Santa Catarina na primeira semana de 2019. O relatório também apresenta a comparação com o mesmo período em anos anteriores e números anuais desde 2016.
Foram 15 homicídios entre o dia primeiro e o dia 7 de janeiro de 2019 em Santa Catarina. Em 2018, no mesmo período, foram 26. Houve uma queda de 42,31%.

Roubos e furtos também caíram em comparação com o início do ano anterior. Haviam sido registrados 243 roubos em 2018, enquanto em 2019 foram 140 (variação de -50,62%). Já os furtos caíram de 2.052 para 1.146 (-44,15%).
Em relação à primeira semana de 2018, dois índices de crimes violentos com morte aumentaram: latrocínio – foram dois em 2019 e nenhum em 2018; e mortes em confrontos com a Polícia Militar – de três no ano passado para quatro neste ano.

Florianópolis e Joinville sem homicídios
O boletim destaca a variação no número de homicídios em algumas cidades. Os dois maiores municípios do Estado, que apresentam as maiores taxas de mortes violentas no Estado, não tiveram nenhum nesta primeira semana do ano. No mesmo período, ano passado, foram quatro em cada uma delas.

Já em Criciúma e em Concórdia, foram destacados os aumentos. Criciúma foi de um homicídio em 2018 para três em 2019. Concórdia não teve nenhum no ano anterior, e em 2019 registrou dois.
A divulgação dos índices de criminalidade havia sido anunciada pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, também nomeado secretário de Segurança, em coletiva na última quinta-feira (3).

Fonte: Diário Catarinense
A.M

Outras Notícias

Operação Policial Resulta na Prisão de Suspeitos de Assalto a Fazenda em Brunópolis

Na manhã de sábado, dia 23, as forças policiais, em operação conjunta, prenderam mais dois indivíduos suspeitos de pa...

Polícia identifica motocicleta sem placa e com chassi adulterado em Ipira

Por volta das 18h, a Polícia Militar avistou durante rondas uma motocicleta circulando sem placas em Ipira. Ao aborda...

Homem se altera, quebra vidro e é contido pelos policiais em Ipira

A Polícia Militar prestou apoio na manhã de ontem, 21, ao oficial de justiça na busca e apreensão de um veículo Monta...

Mulher é ameaçada e agredida pelo filho em Ipira

Na manhã desta quarta-feira (20), por volta das 9h50min, a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência d...